Header Ads

Posts recentes
recent

Por que Luke fugiu (e tentou matar Kylo)?

Ao se assistir Os Últimos Jedi para muitos surge um incômodo, como Luke, o remanescente dos Jedi - O Último, é o que dizem - se entregou a tentação de matar Ben? Seu próprio sobrinho e o mais sensível a força entre seus discípulos. E a partir desse arrependimento, por que fugir ao invés lutar pelo retorno do agora chamado de Kylo Ren?


Para responder a primeira pensemos no que o lado negro representa para o jovem Skywalker: a partir do momento em que Luke joga seu sabre no chão e nega matar seu pai ele se torna de uma vez por todas imune ao lado negro (motivo pelo qual nunca acreditei na teoria de que Luke seria o vilão de TLJ), e agora, mesmo purificado, Luke ainda não havia superado o medo pelo lado maligno da força. É como se ele fosse traumatizado, a escuridão lhe tirou seu pai e diversos amigos, ele não é suscetível, mas tem medo.

E qual reação é esperada quando ele descobre uma fagulha negra em seu discípulo? Pânico, e numa crise acaba tendo o pensamento de matar seu sobrinho mas não o faz, jamais o faria (como visto quando a cena em questão é contada de seu ponto de vista). No Nerdcast 599 Henrique Granado faz uma comparação extremamente valida: imagine o lado negro como o álcool, ele acabou com seu pai e representa todas as coisas más de sua vida, é claro que em qualquer sinal dele você entraria em pânico.

E agora, por que fugir? A pergunta poderia ser "por que o Luke foge?" Se não fosse verdadeiramente "por que os Jedi fogem?" Luke fugiu assim como Obi Wan fugiu, assim como Yoda fugiu. E encontrar o motivo é bem simples, seguindos os ensinamentos do próprio Yoda "do or do not, there is no try" (no bom português: "faça ou não faça, não existe tentar"), Yoda e Obi Wan fugiram da Ordem 66 porquê eles não conseguiriam vencer o império, eles poderiam tentar, mas não conseguiriam fazê-lo, e por isso nem tentaram, assim como Luke.

Luke apenas esperou, se manteve isolado até que finalmente pudesse de fato salvar a rebelião (ao invés tentar e não conseguir), e esse foi seu sacrifício final, exatamente como Obi Wan, que esperou o momento certo para se entregar a Vader e dar a motivação certa para que Luke viesse a ser o último Jedi e o que destruiria o império.

Leia também: The Last Jedi subverte o que é um Star Wars

2 comentários:

  1. Ótimo texto. Vejo muita gente discutindo esse assunto e idolatram os jedis, questionando as ações de Luke nesse último, mas esquecem que nos antigos filmes eles erraram muito mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu sei que esse comentário tem muito tempo, mas eu não diria que é um erro, diria que é quase como um ciclo de um Jedi. Assim como seu mentor Ben Kenobi, Luke perdeu a fé na Ordem Jedi e se exilou, pois se sentiu culpado ao ver que não foi um bom mestre ao seu discípulo que se rendeu ao lado negro da Força. Diferente de Anakin Skywalker, Ben nasceu com o lado negro da Força e morreu no lado luminoso. (Sim, eu sei que Darth Vader também se rendeu, mas de certa forma, ele nasceu no lado claro e morreu no meio dos dois). Essa trilogia teve uma história até que boa, com muitos pontos negativos, mas boa. Apenas tiveram um modo horrível de executá-la e péssimas resoluções, tipo, se o Imperador voltou à vida, o que pode impedi-lo de voltar novamente? Isso não torna toda a história de Star Wars uma perda de tempo?

      Excluir

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.