Header Ads

Posts recentes
recent

Contos de fada e O Segredo Além do Jardim

Over The Garden Wall é uma mini-série animada do Cartoon Network que segue as desventuras dos irmãos Wirt e Gregory, que estão perdidos em uma misteriosa e sombria floresta, conhecida como “O Desconheciido” e têm de encontrar seu caminho de volta para casa. No decorrer do caminho eles são perseguidos por uma entidade misteriosa que é apenas conhecida como “A Besta”.
A questão de Over The Garden Wall é que ele parece conter em si todos os elementos mágicos dos contos de fadas, a começar por esta ideia de crianças perdidas numa floresta negra e que parece ganhar vida, que pertence apenas a si mesma, misteriosa, e o desenho utiliza do mistério e do suspense para se construir ao longo dos episódios. Pegando influências fortes da cultura nórdica e misturando isso com a ideia dos contos de fadas, como se fosse um RPG mesmo, e toda esta ideia (incluindo o modo caricato que as personagens secundárias agem) pode ser encaixada nesse contexto, O Segredo Além do Jardim, como foi traduzido para português, parece um ensaio sobre fantasia e contos de fada, mas ainda assim o desenho contém alma própria.

Principalmente em assuntos relacionados a pessoas perdidas em um mundo fantasioso e com segredos obscuros. Tudo é maravilhoso, fantástico, mas que também contém um lado mais sombrio.  Além do suspense por trás da trama, os personagens conseguem deixar tudo em um tom mais cômico e humorado, não deixando sempre aquele clima muito tenso em cima da obra. E a maneira como alguns personagens agem chega a ser bem fantasiosa e surreal, o que contribui para o sentido de toda a jornada no seu final, mas isso você terá de assistir para entender.
Ao decorrer da história nós somos apresentados a vários personagens, desde abóboras falantes até um um lenhador solitário, mas a história foca em Wirt e Gregory, os dois irmãos, e seu relacionamento. Wirt é um adolescente cínico e cauteloso quanto às suas ações, já Gregory é uma criança otimista, curiosa e que não se sente presa a obrigações. E é muito legal ver o quanto um completa o outro durante a série, e como às vezes a personalidade de um consegue ofuscar totalmente a do outro o fazendo amadurecer e perceber coisas que antes não conseguia enxergar. E não só a interação entre os dois irmãos é bem interessante como também com todos os outros personagens, por exemplo a Beatrice, o pássaro azul que é bem impaciente, porém complementa bastante a personalidade do Wirt de não confiar muito nos outros, O desenho consegue ter umas linhas bem construídas de diálogos que conseguem ir ligando sempre um ponto da história ao outro e ao decorrer de Over the Garden Wall nós percebemos o amadurecimento e crescimento dos personagens enquanto eles lidam com pessoas e seres desconhecidos, o medo, a perda, o sacrifício, a tristeza e seus sentimentos mais íntimos.

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.