Thursday, April 3 2025

Header Ads

Fleabag: interpretando a quarta parede e porque Hot Priest conseguiu quebra-la

Tanto Fleabag quanto Hot Priest possuem enormes bagagens emocionais. Eu interpreto que a dela somos nós, e ela nos observa para justificar suas ações, baseadas em seus traumas. Ninguém foi capaz de entender essa bagagem (ou ao menos tentou sentí-la) até o Padre, e por isto ele percebe nossa presença. Pensando nisso, podemos entender que a série representou a bagagem do padre na raposa que o persegue, a qual vimos no final da série, quando a personagem de Phoebe conseguiu plenamente entendê-lo, e, então, vê-la. Portanto, enquanto o Padre tinha medo de sua bagagem, fugindo dela, Fleabag nos usava para inventar desculpas por suas ações.


Muitos teorizam o responsável ser pura e simplesmente "a proximidade deles", o que é válido, mas também importante é frisar como aquele é um espaço privado que ele entrara sem consentimento. Nunca fora consensual, então eu prefiro observar mais como uma invasão dele, ao aprofundar no psicológico da parceira, mais que algo causado por vínculos românticos. Nesta perspectiva nos é mostrado que, ao contrário de outros personagens, ele está prestando atenção nela e disposto a ajudá-la a lidar conosco, seus problemas.

Entretanto, o fato dele ser um padre também pode entrar em conta, e neste caso sua percepção religiosa alcançou a quarta parede. Ele deve ter experiência empática com fiéis que precisam de ajuda e, então, tomam contato com esse "algo mais" extra-mundano, nós. Esta perspectiva é reforçada por ele não enxergar o público diretamente, já que não olha para a câmera, é um olhar curiosamente nos procurando e tentando sentir nossa presença, compreender o "algo mais" dela.

2 comentários:

  1. Tbm gosto mais dessa visão de invasão q tentar colocar algum ideal romântico.Curtinho mas adorei!

    ResponderExcluir
  2. Achei daora essa interpretação, nunca tinha feito essa associação

    ResponderExcluir

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.