Header Ads

Posts recentes
recent

Easy: a melhor série sobre nada

Algumas semanas antes de Black Mirror estrear a Netflix coloca discretamente em seu catálogo a segunda temporada da cultuada série de Joe Swanberg sobre nada. Ou melhor: sobre relacionamento entre pessoas, mas o que a difere de qualquer série de comédia (incluindo outras com essa mesma premissa, como Master Of None (Netflix) ou Girls (HBO)) é em primeiro o fato de ser antológica e em segundo a extrema naturalidade na forma em que os personagens agem e reagem com as situações propostas, sem grandes reviravoltas e geralmente com personagens pouco extravagantes, esta é Easy.


"É como uma janela" diz Ricardo Rente sobre a primeira temporada no podcast Canal 42, e de fato é, a premissa - mesmo esquisita a primeira vista - se torna interessantíssima e conforme vai sendo aceita só se torna ainda mais saborosa a discussão sobre a vida, incertezas e dificuldades, quando Andi ao final do primeiro episódio (A Fucking Study) simplesmente aceita que nunca mais terá uma boa transa enquanto mantiver sua família ou quando o casal padrãozinho fitniss americano do episódio S01E06 (Utopia) aceita um menáge e passa o episódio inteiro reforçando que se ama e aquilo não significa nada para os dois a sinceridade do roteiro potencializa em muito a mensagem do episódio. 

E curioso desta tal "mensagem" é que Easy não se compromete com nada, enquanto o episódio Artigo de Química (S01E07) é uma verdadeira dissertação sobre feminismo episódios como o primeiro partem duma premissa extremamente machista que é um amigo com um estudo fake dizendo que casais em que o homem cuida de casa transam menos, é simplesmente a realidade como ela é, como nos episódios que abrem a segunda temporada, O Ladrão do Pacote e Casamento Aberto são Easy em sua mais bela forma.

Enquanto neste primeiro é exposto como o ódio pode unir as pessoas além de qualquer outra coisa, é notável a coragem de Swanberg ao sequer revelar a identidade do ladrão, uma quebra de expectativa pelo fato de não existir a reviravolta que geraria a quebra de expectativa, não precisamos saber quem é o ladrão porque nunca foi sobre isso, não era sobre a mistério e sim sobre como a vizinhança se uniu pela investigação. O S02E02 nos mostra a continuação dos eventos do casal do primeiro episódio da série, e novamente todas as reviravoltas esperadas desde o play não acontecem e o enredo acaba por ser apenas de um casal numa intensiva desesperada contra o divórcio, e no fim, contraposto o final do primeiro episódio o casal lembra de algo que foi apagado numa rotina de filhos e trabalho.


Easy voltou com tudo, e otimista - e com calma, ninguém precisa de maratonas - anseio por curtir os seis episódios que me restam.

Um comentário:

  1. Parece uma boa série para maratona Eu vi muitas outras séries como essa na HBO também. Uma das minhas favoritas também é Sr. Ávila uma das suas series mexicanas no catálogoEu recomendo e devo dizer que foi uma surpresa pra mim, já que foi uma historia muito criativa que usou elementos innovadores. Acho que é uma das histórias mais interessantes. Pessoalmente espero ansiosamente o próximo capítulo da serie, o último me deixou super intrigada! É muito emocionante! Acho que as atuações foram muito boas, essa é uma das minhas series preferidas. Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza.

    ResponderExcluir

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.