Header Ads

Posts recentes
recent

A insônia e a arte em Animais Noturnos

Logo nas primeiras sequências percebemos o estilo David Lynch na abertura com obesas numa exposição de arte conceitual numa grande galeria de arte em Los Angeles, cuja curadora é Susan (Amy Adams), naquele instante vivendo o topo da sua bem sucedida carreira como empresária de arte. Susan é bela, altiva, com um estilo de vida extravagante numa imensa casa com grandes portões de aço polido e esculturas abstratas em seu quintal. Estilo de vida este bancado por seu marido, que aparentemente está a traindo.

Susan abandonou suas próprias ambições de ser artista na juventude, e agora é apenas uma empresária especialista em peças artísticas contemporâneas, com um ar blasé, vivendo uma vida minimalista chique e com uma pesada maquiagem que mais parece uma máscara para proteger a si mesma dos outros. Mas também para esconder as marcas de noites mal dormidas, já que, para ela, dormir apenas significa um acomodo a sua vida melancólica e superficial.
E não é apenas a estes "animais noturnos" que o titulo se refere: ela recebe pelo correio o manuscrito original de um romance inédito do seu primeiro marido, Edward, de quem não tinha notícias há 20 anos e cuja lembrança é de um jovem sensível e intelectualizado, com o sonho de trabalhar em uma livraria e tornar-se um escritor. Romance que ela irá ler em suas madrugadas. O ex marido era um idealista quanto a arte - motivo que a fez se apaixonar - mas impregnada pelos pensamentos aproveitadores da sua mãe foi atrás dum homem com mais ($) a oferecer (como Elis Regina prevê, "como nossos pais...").
A insônia de Susan a faz embarcar na leitura dos originais do novo romance de Edward: um thriller brutal – um homem de família sensível e intelectualizado chamado Tony (imaginado por Susan como Edward no papel) dirige seu carro com esposa e filha adolescente por uma estrada remota à noite no interior do Texas, noite esta com um desfecho previsivelmente horroroso -, e horrorizada Susan lê, a ficção (será?) escrita pelo seu ex-marido e que a leva por um caminho de lembranças de seu primeiro relacionamento, onde o inocente idealismo juvenil foi forçado ao fim pelo "realismo" de uma segurança financeira, numa vida de luxo que, ironicamente, não tem nada de real.


Tom Ford orientando Amy Adams

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.