Header Ads

Posts recentes
recent

Por que Liga da Justiça parece tão genérico?

Com o roteiro tentando lidar com as consequências das guerras dos filmes anteriores, a equipe protagonista não está em sintonia com a gravidade dos acontecimentos. Culpa e depressão rodeiam os conflitos de Batman e Ciborgue, mas o que ganha mais atenção são as piadas e o descompromisso de Flash, Aquaman e (quem diria) do próprio Batman. Ainda que estejam envoltos nesta confusão narrativa, os heróis de Liga da Justiça salvam o filme, ao lado do Superman, que pela primeira vez é retratado da forma clássica - um símbolo de esperança e poder. Cavill finalmente dá imponência e carisma a Kal-El, que é o ponto alto do longa mais esquizofrênico do Universo DC do cinema. E não é que tivemos um bom filme da Liga da Justiça? 


Flashback mostrando a triste história de Victor Stone, cortada


Ou não, claro que bom é relativo: o filme é competente na introdução de novos heróis e introduz uma nova linguagem no próprio universo cinematográfico, se isso foi eficaz? talvez para o grande público, que coloca ao lado de Mulher Maravilha como os melhores dessa nova safra da DC, infelizmente por isto houve um custo: o sacrifício da liberdade criativa de Snyder, que tão belamente orquestrou os dois filmes anteriores dessa que é uma trilogia: Homem de Aço, Batman vs Superman e Liga da Justiça, a perda e o retorno da esperança, "a escuridão não é a ausência de luz, é a ausência de acreditar na sua volta".


Se existe algo que ninguém pode negar é que Homem de Aço/BvS possuem personalidade, eles se diferem de qualquer outra ideia de filme de herói até então, destoando até da trilogia de Cristopher Nolan, um peso narrativo e uma fotografia que conversam, ressoando o que Zack Snyder fez em Watchmen e tem funcionado, para mim, até então. E quando Snyder finalmente foi filmar a volta da esperança e da Era dos Heróis planejou um filme mais leve, sim, porém que conversasse com os seus antecessores, mas foi ai que o estúdio e Joss Whedon entraram na equação.




50 minutos de filme foram cortados, cenas refilmadas e a paleta clareada, se foram decisões acertadas ou não só descobriremos com uma - provável - versão de diretor no futuro, porém a mutilação sofrida pelo filme realmente criou algo completamente esquecível e sem personalidade, se um ano e meio depois as pessoas continuam acaloradas falando de Batman vs Superman, o mesmo não poderá acontecer com Liga da Justiça, visto que esse foi feito a medida para te agradar. E apenas isso.

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.