Header Ads

Posts recentes
recent

Homem Aranha 2 segue como melhor filme do Cabeça de Teia

Com o lançamento de Homem Aranha: De Volta ao Lar aquele papo que surge em todo lançamento da Marvel voltou, "melhor filme da Marvel", ou pelo menos "melhor filme do personagem", de fato De Volta ao Lar é um ótimo filme, mas não vamos nos precipitar e esquecer o legado do personagem no cinema.

Vamos transportar nossa mente para 2002, o ano de lançamento do primeiro Homem Aranha, até então o cinema de super-heróis era rechaçado por filmes medianos (ou ruins) do Batman (o Superman de Christopher Reeve já tinha 20 anos), e os filmes do X-Men eram de baixíssimo orçamento e pareciam ter vergonha da característica espalhafatosa dos super heróis, foi então que Sam Raime assumiu o projeto do Homem Aranha e fez um ótimo filme, por mais tosco pegou a característica "looser" de Peter e criou um personagem palpável, com uma curva de aprendizado muito relacionável, a filosofia "com grandes poderes vem grandes responsabilidades" permeia toda a história até o Peter entender o que é ser herói. E ponto para direção que, em época de CG meio tosco, criou uma imersão para o universo do Aranha, claro que o tema de Danny Elfman também ajuda, como na famosa cena do beijo ou quando ele tece as teias sobre a cidade pela primeira vez.


E foi dois anos depois que a continuação chegava aos cinemas, costumeiramente uma continuação dessas viria apenas como um caça-niquel sem acrescentar nada ao primeiro, apenas mudar contextos e personagens, mas Sam Raime (apesar de reutilizar o "donzela indefesa") foi feliz em optar por desenvolver melhor os personagens, Osbourne e o triângulo amoroso com MJ e Peter é convincente e acrescenta ao personagem dele, criando assim um possível antagonismo mais palpável, e falando em antagonistas esse requisito não decepciona, seja pelo roteiro ou pela ótima atuação de Alfred Molina, Doutor Octopos é aquele vilão de alto escalão, ele não simplesmente é megalomaniaco, suas motivações são claras, palpáveis e principalmente: relacionaveis, muitas pessoas enfrentam frustrações profissionais ou incapacidade de fazer algo diariamente. O Doutor Octopos é o telespectador médio se este fosse um gênio frustrado, assim como o Coringa poderia ser qualquer um depois de um dia ruim. E alinhando isso com a ganância e fome de poder essencialmente humana cria um vilão tão bem desenvolvido quanto o herói, o que acrescenta muito à qualquer história.

É interessante também observar o amadurecimento de Peter entre o primeiro e o segundo filme, aquela lição do "com grandes poderes vem grandes responsabilidades" o atingiu em cheio, ele mais do que nunca agora preza pelo bem dos outros. Muitos fãs do herói aracnideo alegam que o gosto de suas histórias é justamente a identidade secreta, Peter tentando conciliar suas duas vidas e não conseguindo, e isso é muito evidenciado na obra. O relacionamento dele com Mary Jane é interamente ligado nas frustração de se ter tantas responsabilidades... E o quão honrado é cumpri-las.

E o blockbuster também cumpre com esmera o fator entretenimento, o CGI é tão bom para época que, apesar de não ser mais aquele espetáculo visual, ainda cumpre ao que veio, a famosa cena do trem imortalizou o filme na mente das milhares de crianças que foram ao cinema naquele verão, grande e emocionante Homem Aranha 2 se mostra uma das mais prazerosas experiências cinematográfica dos últimos tempos. 

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.