Header Ads

Posts recentes
recent

Algumas HQs indies para você ler agora

O termo Indie vem do inglês "independent" (em português significa independente) e remete ao estilo cultural que foge às grandes massas. O produto, cultura ou arte Indie é desenvolvido a partir de um projeto independente como o próprio nome já diz. Um exemplo dessas produções são os quadrinhos indies, que são aqueles produzidos por pequenas empresas, ou por os próprios autores, com baixo orçamento e que não conseguem entrar nos circuitos comerciais de divulgação.

Ghost World, 1997
Como o clássico Indie Ghost World, que é considerado o retrato mais fiel da adolescência nos quadrinhos. A história aborda temas do tipo como afirmar sua individualidade em meio à um padrão pré definido pela sociedade contemporânea. A trama gira em torno de duas adolescente, Enid e Rebecca, ambas inteligentes, que acabam de se formatar no colegial e, enquanto tentam decidir o que vão fazer de suas vidas, passam o dia comentando e criticando tudo e todos que encontram pela frente, desde um ex-padre católico pedófilo ao pseudo-rebelde neonazista.



Nimona é uma história cheia de humor, ciência, magia e ação, cuja a protagonista (Nimona) tem como sonho se juntar ao maior vilão de todos os tempos,(nem tanto, já que seus planos nunca davam certo) o Coração-Negro. Ao se juntarem, ela faz inúmeros planos, porém, todos eles envolvendo explorações, sangue e morte. Coração-Negro, além de enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heróico Sir Ambrosius Ouropelvis, tem também que impedir que sua fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo.

O que o mar me contou, narra a história de Nina, uma garota que desde pequena era fascinada pelo mar, além de praticar natação e ser umas das melhores da turma. Apesar de ser uma menina sempre alegre, passa a enxergar a negatividade do mundo a partir do momento em que é exposta ao bullying e ao preconceito e o ambiente aquático que a cercava, libertador e confortável, passa então a ser um gatilho para sua tristeza.

O Que o Mar Me Contou, 2017
A HQ está no financiamento coletivo do Catarse e precisa do seu apoio

Rat Queens, 2013
Rat Queens é uma clássica aventura de RPG, cheia de fantasia, ação e combate, na HQ de ritmo alucinado, cheia de xingamentos, ironias, referências rpgísticas e piadas ácidas apresenta personagens como Violet, uma anã guerreira que quebrou tabus do seu clã ao raspar a barba e sair para viver uma vida de aventuras, Hannah elfa maga impulsiva, impaciente e desbocada, com uma tendência a surtos de violência descontrolada, e entre outras personagens iconicas.

Classified é uma HQ brasileira que mistura fatos históricos com ficção, que conta a origem da espionagemmoderna e das agências secretas governamentais. A história se passa no início de século XX, um período marcado por tensões e conflitos, a trama mostra eventos como Convenção de Hague, a Revolução de Wuchang, o primeiro voo de passageiros na Alemanha e o Assassinato de Franz Ferdinand. Outro projeto que nasceu do Catarse para o mundo.

Pétalas,2015

Pétalas é uma HQ brasileira que bateu o record de financemento coletivo mais rápido no site Catarse, em apenas dois dias tinha atingido sua meta. Como a própria sinopse diz “uma família de raposas cuja vida é transformada pela chegada de um
estranho visitante durante um rigoroso inverno”. O fato que chama a atenção para a história é a simplicidade e singularidade em que trata de temas como a amizade, a vida, a morte e o renascimento, com beleza e delicadeza. Pétalas é um conto curto e mudo.

Descender é uma ficção científica que se passa no futuro, em que a exploração espacial é rotineira e androides altamente inteligentes (praticamente humanos) fazem parte da realidade. O quadrinho narra a vida de um jovem robô, batizado de TIM-21, que luta para sobreviver em um universo onde androides são ilegais, com caçadores de recompensa buscando-os em todo canto. A história levanta ainda muitas  questões sobre noção paradoxal humana, de criar vida a partir de meros circuitos, placas e linhas de programação, assim como Deus fez homens a partir do barro.

Descender, 2015
Retalhos é uma graphic novel que, sobretudo, descreve sublimamente a vida. Trata de temas como amadurecimento, dogmas, paixões, medos, fé, insegurança, entre outros. O quadrinho conta a história de Thompson, desde a infância até o início da vida adulta, vive numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Ao longo do livro, a personagem vai mostrar a sua relação com o irmão mais novo (com quem dividiu a cama por toda infância, porém acabaram se afastando com a adolescência). Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação.

Assim como estás, HQ's como Paper Girl, Necropsia, Plumba, Aurora, Fish, Art Ops, Deadly Class, Arroz, Astromini e etc, merecem o reconhecimento de todos, com ótimas histórias, todas de temas variados, aventura, ficção, mistério e outros, todas com temas que nem sempre são comentados nas mais populares.

Quer apoiar projetos independentes? clique aqui para a lista de quadinhos tentando a sorte no financiamento coletivo

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.