Header Ads

Posts recentes
recent

Filmes de adolescentes para adolescentes

O que dizer dessa época chamada adolescência?, dessa época onde tudo é novidade e motivo para rir, onde tudo é estranho e o que importa é se encaixar em algum grupo, em que o nosso maior medo é ser rejeitado, pensando nisso resolvi listar (em ordem aleatória) os filmes para adolescente que mais gosto ou me identifico (não com todos), e se você já passou por essa fase pode pelo menos sentir nostalgia ou assistir os filmes para lembra-lá.

Quem disse que filme para adolescente é ruim? Alguns são, mas a gente gosta.

Clube dos cinco

Não poderia abrir a lista com filme melhor, se você foi adolescente nos anos 80/90 você provavelmente assistiu esse filme, a história é sobre um nerd, um atleta, um delinquente, uma patricinha e uma "louca" que acabam na detenção em um sábado que mudaria suas vidas para sempre, lá eles descobrem que na verdade são iguais e que o "ódio pelos ditadores" e a pressão social que sentem é a mesma e que cada um deles tem seus próprios problemas mas que são compartilhados por todos, esse filme é contra os rótulos e estereótipos da sociedade. Foi o primeiro grande filme do John Hughes, diretor/roteirista que traduziu a adolescência para as telas em vários casos, temos outro filme dele nesta lista. Se esses não foram motivos o suficiente para você parar tudo e ir ver o filme saiba que a trilha sonora é espetacular, uma das melhores. Leia minha análise do filme


A Mentira

Um filme sobre valores, que vale a pena assistir só para saber até onde alguém vai por popularidade, o filme traz como protagonista a linda e maravilhosa Emma Stone interpretando Olive, que não era popular no colégio e tinha uma vida bem normal, até descobrir como se tornar popular, sendo "A Vadia" do colégio. O que eu mais gosto nesse filme é que ele mostra a popularidade de um jeito bem diferente, já que não coloca o popular como "um monstro" nem como "um coitado", você percebe que pessoas podem ser bem falsas e diferentes do que aparentam ser. Inclusive uma cena muito emblemática do filme acontece quando Olive finge fazer sexo com um gay para que ele deixe de sofrer bullyng, e ao sair do quarto ele é tratado como um herói enquanto todos condenam ela. Outro mérito são as referências do filme, referências muitas vezes inteligentes que ajudam no desenvolvimento do personagem, como quando ela fala que gostaria de viver em um filme do John Hughes ou quando passa a usar uma letra "A" no peito.


Curtindo a vida adoidado

Um clássico da sessão da tarde que se você não assistiu repense sobre a sua vida e vá assistir agora! O filme consiste em um adolescente que decide faltar um dia de aula com um amigo e sua namorada, mas não para dormir ou ir ao shopping mas para ter o melhor dia de suas vidas, e conseguem, o filme é diversão garantida para qualquer momento e não importa quantas vezes você assista ele nunca vai perder a graça. Um dos triunfos do filme são as atuações e a direção, inclusive esse é o outro filme do John Hughes que mencionei no Clube dos Cinco.
O filme ainda tem frases geniais como:
- Não sou europeu, nem planejo ser europeu, então quem liga que eles são socialistas?
- O que Da Vinci queria dizer com isso? Que economistas tem senso moral inverso e se excitam enquanto o resto do povo chora?
- A vida passa muito depressa, se não pararmos para curti-la ela escapa das nossas mãos.


Meninas Malvadas

Pense no filme mais clichê que você já assistiu, se não pensou em meninas malvadas você certamente não assistiu, nem sei o motivo de eu estar escrevendo sobre ele, mas ele é surpreendentemente bom, mas vá assisti-lo sem esperar diálogos bem escritos e metafóricos, ele está nessa lista como representante dessa moda de filmes sobre garotas populares no colégio, e as desse filme são as melhores, elas são imbecis, fúteis, maldosas e usam rosa nas quartas-feiras. Como se já não fosse suficiente ele ainda é protagonizado pela Lindsay Lohan, nada mais a comentar.


Vidas sem rumo

Um dos melhores dramas de adolescente dos anos 80, dirigido pelo Francis Ford Coppola, o que já prova a qualidade do filme, o longa conta a história de Ponyboy, um jovem que vive no subúrbio e é o caçula do grupo de órfãos e eles, pobres, tentam encontram um rumo para a vida amadurecendo e entendendo sobre a riqueza e a sociedade, para melhorar o filme segue uma narrativa do ponto de vista do Ponyboy, que gosta de poesia e de "...E o vento levou". A fotografia desse filme é simplesmente linda e a trilha sonora conduz o filme perfeitamente.


American Pie: A primeira vez é inesquecível

Tem filme besteirol adolescente mais genérico que American Pie? O filme de 1999 é conhecido por ser "o pior filme que todo mundo ama" e consegue te deixar constrangido assistindo sozinho, é sobre quatro amigos nerds que vão se formar juntos e decidem fazer um pacto, que todos eles vão deixar de ser virgens até a noite da formatura, spoiler: conseguem, misturando romance com comédia muito escrachada esse filme consegue ser tão ruim que passa perto de alguma qualidade.


A garota de rosa shocking

Esse filme que o John Hughes não dirigiu, mas escreveu o roteiro (sim, ele de novo) conta a história clássica da garota feia e pobre que é apaixonada pelo rico e galã, mas com uma diferença, o sentimento é reciproco, o filme é outro que fala sobre grupos sociais e teve uma das primeiras personagens femininas realmente fortes e com personalidade no cinema, apesar do final não ser muito bom (não foi o do roteiro, usaram outro "mais correto") não é um desastre e o resto do filme salva, o elenco parece ser uma mistura de "Curtindo a vida adoidado" e "Clube dos cinco", o que faz desse, na minha opinião, o melhor cast adolescente de todos.


As vantagens de ser invisível

Já coloquei filme da Emma Stone na lista, agora vamos para a irmã com menos talento, brincadeiras a parte acho uma injustiça esse filme ser classificado como comédia só por se tratar de adolescentes, esse é um drama independente muito inteligente sobre amizade, solidão, pressão social e até drogas. Agora que já convenci que esse filme é tudo, menos banal, vamos para a história, que é sobre Charlie, um garoto solitário e com muitos traumas que está entrando para o ensino médio e tentando superar o suicídio de seu melhor amigo e a morte de sua tia, mas apesar de tudo ele consegue amigos e passa a conviver com a felicidade, mas ainda sente falta de coisas da sua antiga vida.


3 comentários:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.