Em defesa de Tom Bombadil
A
grande maioria das pessoas que tentaram ler Senhor dos Anéis e desistiram no
começo responsabilizam uma criatura para isto, esta é Tom Bombadil, e talvez seja verdade que ele nada avança a história, e suas canções e galocha amarela não são bem do tom épico que se imagina da obra. Mas isso não tira seu valor, afinal, se ele está lá, é por que o mestre da fantasia o colocou.
É neste momento também que temos um importante passo na construção de Frodo, quando ele começa a se encontrar como um herói (afinal, no inicio da aventura, ele chega inclusive a sugerir a morte de Gollum). Ele pensa em abandonar os amigos “e quem poderia me culpar?”, mas depois muda de ideia e decide enfrentar o que estava afrente.
O fator suspense também é muito presente, não sei exatamente se esse é o termo adequado... mas sabe aquele clichê de histórias infantis da velha que vive isolada que é super amigável mas que claramente quer transformar o protagonista em doce? Tom Bombadil não queria transformar Frodo em doce mas vamos concordar que é muito esquisito você encontrar uma criatura que não se assemelha a nenhuma outra da Terra Média (e que diz estar aqui antes da primeira gota de chuva ou do senhor do escuro) fazendo duetos com sua esposa e quando você entra na casa dele o senso de tempo e espaço deixa de existir. Todo esse breve background de personagem transformou Tom num dos mais controversos personagens de Tolkien, teorias e mais teorias a respeito do seu passado, deixo esse vídeo do Tolkien Talk (canal brasileiro) a respeito do personagem.
Nenhum comentário: