Header Ads

Posts recentes
recent

Em defesa de Tom Bombadil

A grande maioria das pessoas que tentaram ler Senhor dos Anéis e desistiram no começo responsabilizam uma criatura para isto, esta é Tom Bombadil, e talvez seja verdade que ele nada avança a história, e suas canções e galocha amarela não são bem do tom épico que se imagina da obra. Mas isso não tira seu valor, afinal, se ele está lá, é por que o mestre da fantasia o colocou.



Tolkien estudava muito contos de fadas, tanto que boa parte de sua obra se trata disso, sua dissertação "Sobre Contos de Fadas" é famosíssima e pode ser lida em "Árvore e Folha", da Martins Fontes, mas então... apesar de Tom parecer sim uma fada (vide como controla a floresta) o elemento que quero destacar, muito presente em contos de fadas, é a floresta misteriosa, viva (literalmente no caso dos ents), mas isso pode ser muito bem observado no capítulo, a floresta parece demonstrar infelicidade com a sombra crescendo e as criaturas negras, como se ela estivesse cansada, por isso que conforme os hobbits adentram a floresta tudo fica mais pesado e desgastante numa atmosfera muito bem descrita, interessante também o fato de que o capítulo lhe faz sentir como se a floresta existisse muito antes dos eventos do livro, o que é bom em qualquer fantasia. deixa o "into the unknown" muito mais interessante.

É neste momento também que temos um importante passo na construção de Frodo, quando ele começa a se encontrar como um herói (afinal, no inicio da aventura, ele chega inclusive a sugerir a morte de Gollum). Ele pensa em abandonar os amigos “e quem poderia me culpar?”, mas depois muda de ideia e decide enfrentar o que estava afrente.


O fator suspense também é muito presente, não sei exatamente se esse é o termo adequado... mas sabe aquele clichê de histórias infantis da velha que vive isolada que é super amigável mas que claramente quer transformar o protagonista em doce? Tom Bombadil não queria transformar Frodo em doce mas vamos concordar que é muito esquisito você encontrar uma criatura que não se assemelha a nenhuma outra da Terra Média (e que diz estar aqui antes da primeira gota de chuva ou do senhor do escuro) fazendo duetos com sua esposa e quando você entra na casa dele o senso de tempo e espaço deixa de existir. Todo esse breve background de personagem transformou Tom num dos mais controversos personagens de Tolkien, teorias e mais teorias a respeito do seu passado, deixo esse vídeo do Tolkien Talk (canal brasileiro) a respeito do personagem.

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.