Header Ads

Posts recentes
recent

Mulheres que foram Estrelas Além do Tempo

Um dos filmes mais aclamados pela crítica, e, consequentemente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, esse, com 3 indicações ao Oscar de 2017, por Melhor filme, Melhor roteiro adaptado e melhor atriz coadjuvante (Octavia Spencer). Estrelas além do tempo.

O filme se passa na década de 60, onde a corrida espacial dava seus primeiros indícios, NASA exigindo o melhor se seus funcionários, em todos os campos atuantes, seja em matemática, física, astrofísica, engenharia ou astronomia. Entretanto, a década de 60 também ficou conhecida por conta do Segregacionismo. Esse contexto histórico e cultural está inserido nas personagens do filme, que são, e sofrem, por serem mulheres, negras e  matemáticas da NASA


O filme trabalha sempre com a questão do racismo, o machismo, a crítica social, o empoderamento, a inferiorização do trabalho das mulheres. Estrelas além do tempo é baseado em fatos reais, contando histórias reais e vividas por mulheres na época, as 3 personagens são representações de trabalhadoras da NASA, elas Marry Jackson (Janelle Monáe), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Katherine Coleman (Taraji P. Henson), todas mulheres negras.

Marry Jackson, nascida dia 9 de abril de 1921. Na sua época escolar, possuia notas altíssimas, após alguns anos obteve bacharelado em matemática e física, depois de se graduar na Universidade Hampton, foi para o National Advisory Committee for Aeronautics (NACA), em 1951. Trabalhando 5 anos na NASA, foi promovida a Engenharia Aeroespacial, trabalhou com análise de dados em experimentos com túnel de vento e de aeronaves experimentais no Departamento Teórico de Aerodinâmica, na Divisão de Aerodinâmica Subsônica-Transônica. Anos depois, foi promovida a Engenharia de vôo da NASA. Ela também encorajou grupos minoritários a avançar em suas carreiras, sendo administradora do Federal Women’s Program no escritório do Programa de Oportunidades Iguais e no Programa de Ações Afirmativas.  Depois de 34 anos trabalhando, alcançou o cargo mais alto sem se tornar supervisora.

Dorothy Vaughan nascida no dia 20 de setembro de 1910. Foi uma matemática afro-americana que trabalhou para o NACA e para NASA. Em 1949, tornou-se supervisora ​​interina de West Area Computers, a primeira mulher afro-americana a supervisionar uma equipe no centro. Ela se especializou em cálculos para trajetórias de vôo.

Marry Jackson, Dorothy Vaughan e Katherine Coleman
Katherine Coleman foi uma física, cientista espaciel e matemática estadunidense,ela deu contribuições fundamentais para a aeronáutica e exploração espacial. Foi co-autora de 26 artigos científico, além do impacto de seu legado, pioneira em ciência espacial e computação, o que lhe rendeu diversas honrarias e medalhas.
Katherine nasceu em 1918, em White Sulphur Springs, West Virginia, desde pequena, sempre mostrava seu talento para matemática, se formou no ensino médio aos 14 anos e aos 15 iniciou os estudos na universidade, onde estudou em todos os cursos que ofereciam matemática.

 "Eu contava tudo. Contava os passos na rua, os passos até a igreja, o número de pratos que eu tinha lavado. Tudo o que pudesse ser contado."


Assim como estas, outras mulheres também foram importantes em diversas áreas, tanto na física, quando biologia, na música e em muitas outras áreas.

Sally Kristen Ride, nascida dia 26 de maio de 1951, foi uma astronauta e primeira mulher norte-americana a ir para o espaço. Formada em física e inglês na universidade de Stanford, Ride se escreveu junto com mais 8 mil mulheres para serem selecionadas e formar o primeiro grupo de astronautas femininas dá NASA, participou da tripulação da Challenger, na missão STS-7, que colocou em órbita dois satélites de comunicação. Morreu no dia 23 de julho de 2012.

Jane goodall é uma primatóloga, etelóga e antropóloga britânica. Nasceu dia 3 de abril de 1934, é fundadora do Jane Goodall Institute, mensageira da Paz das nações unidas e defensora do grupo dos animais Humane Society of the United States. Estudou a vida social dos chimpanzés, seus estudos contribuíram para o avanço em conhecimentos sobre raciocínio, aprendizagem social e culturas do chimpanzés. Clique aqui para conferir o texto do Cultura Mix sobre o assunto.

Mary Lou Williams nasceu no dia 8 de maio de 1910, foi uma pianista, compositora e arranjadora de jazz. Teve uma carreira longa e produtiva, sendo até mesmo considerada a melhor musicista de jazz do sexo feminino. É autora de centenas de composições e arranjos para Duke Ellington, e Benny Goodman. Faleceu no dia 28 de maio de 1981.

Lilian Bland nasceu dia 22 de setembro de 1878, faleceu em 11 de maio de 1971. Era uma mulher do século XX e adotou um estilo de vida pouco convencional para época: usava calças, fumava, e praticava artes marciais. foi uma jornalista e aviadora irlandesa, foi uma das primeiras mulher a projetar, construir e pilotar uma aeronave. 



Elizabeth Cochran Seaman conhecida popularmente como Nellie Bly, nascida dia 5 de maio de 1864, em Nova York. Foi uma das mais influentes jornalistas investigativas, foi também escritora, inventora e administradora e voluntária em obras de caridade, escreveu matérias sobre corrupção política e pobreza. Houve uma época em que ela teria que se passar por louca para investigar denúncias de brutalidade e negligência no hospital psiquiátrico para mulheres. Além disso, viajou o mundo em um tempo recorde de 72 dias. Esses dois feitos podem ser conferidas em dois de seus livros que são exemplares de um bom jornalismo.

"Someone's got to stand up and tell them what a girl is good for
We got to speak up for the ones who've been told to shut up


Oh, Nellie take us all around the world
And break those rules cause you're our girl
Oh, Nellie take us all around the world with you
We want to make something of ourselves too

Oh, Nellie you show us just what you would do
Oh, Nellie you show us just what you would do"
Assim como essas e muitas outras são símbolo da força e coragem do universo feminino, um universo admirável, audacioso, independente e inteligente. E assim permanecerá durante anos, séculos e milênios, mulheres cada vez se tornado mais respeitadas e livres de padrões.

Um comentário:

  1. Tem vários filmes que são dos meus favoritos e fiquei espantada quando descobri que o diretor era Babak Najafi, uma vez mais me surpreendi com a sua nova produção. Proud Mary tem uma forma especifica de dirigir e levar o espectador passo a passo com a história. É um diretor que é reconhecido por causa da qualidade dos seus trabalhos. Personalmente considero um dos melhores filmes ação 2018 . Acho tambem que não pode existir melhor eleição de musica para Proud Mary além de que é umas das minhas preferidas é uma produção que vale a pena do principio ao fim.

    ResponderExcluir

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.