Header Ads

Posts recentes
recent

Entendendo a cronologia dos filmes de X-Men [ATUALIZADO]

Escrito por: Artur Aleixo

Grande parte dos filmes do X-Men são ótimos, entre um deslize e outro a FOX consegue fazer um entretenimento de qualidade, o grupo de mutantes sempre foi meio confuso de se acompanhar, desde os quadrinhos onde a cada novo reboot da Marvel tínhamos diversas novas histórias paralelas coexistindo ao mesmo tempo, porque no cinema seria diferente? A cronologia da "saga" X-Men é extremamente confusa e contraditória, mas apesar de tudo ela é super interessante, então resolvi juntar aqui toda a cronologia dos filmes das sagas X-Men e Wolverine.


Mas antes de começar, existem alguns furos de roteiro que, de fato, não tem explicação lógica. Por Exemplo:

  • Emma Frost em X-Men Origens: Wolverine aparece como uma adolescente fugindo da prisão, mas teoricamente 20 anos antes ela já era adulta e trabalhava como assistente em X-Men: Primeira Classe, como se ela tivesse rejuvenescido.
  • No primeiro filme do X-Men temos uma luta entre o Wolverine e o Dente-de-sabre quando eles se conhecem, mas quando assistimos um flashback em X-Men Origens: Wolverine (que se passa antes do primeiro X-Men) eles são irmãos! Apesar do Wolverine ter perdido a memória entre os dois filmes o Dente-de-sabre não perdeu, então ainda assim é uma incoerência.
  • No X-Men 2 vemos o Dr. Hank McCoy dando uma entrevista antes de se transformar em Fera, mas em X-Men: First Class ele já era Fera, e a cura para deixar de ser só foi desenvolvida em X-Men 3.
  • Outro caso estranho é Moira, que aparece como doutora de 30 anos em X-Men 3 mas anos antes em X-Men Primeira Classe já aparecia com os mesmos 30 anos como agente da CIA (A Moira aceita como "real" é a do Primeira Classe, já que ela participa ativamente do enredo de X-Men Apocalipse como agente da CIA).
  • Agora como o maior furo de roteiro de qualquer saga temos eles: Professor Charles Xavier e Erik, o Magneto, a cronologia desses dois não faz o menor sentido, e apesar de ser muito corrigida no novo X-Men: Apocalipse ainda existem alguns erros; no primeiro X-Men, em 2000, ele (Xavier) diz ter construído o cérebro com Magento, mas quem construiu o cérebro foi Fera muitos anos antes, e Magneto fala que construiu o capacete junto com o cérebro, sendo que tem uma cena dele roubando o capacete de Sebastian Shaw em Primeira Classe; Na trilogia original de X-Men Charles e Erik afirmam ter se conhecido com 17 anos mas em X-Men: Primeira Classe eles se conhecem com ambos maiores de 30, além de dizerem que seus primeiros alunos foram Ciclope, Tempestade e Jean Grey, o que vemos que é uma grande mentira em X-Men: Apocalipse, já que Tempestade estava no Egito e Ciclope mal aparece. Agora o pior de tudo: em X-Men 3 vemos o corpo do Professor Charles Xavier se desintegrar a nível atômico, e na cena pós-crédito ele transferir sua consciência para um completo estranho em coma, mas nos seguintes filmes ele volta com um corpo idêntico agindo como se nada tivesse acontecido.

Agora sim a Cronologia dos X-Men: 


3600 AC:  En Sabah Nur, mutante conhecido como Apocalipse, é traído e enterrado

1832 – Nasce Wolverine – mostrado em X-Men Origens

1845 - Wolverine e seu meio irmão, Victor (Dentes de Sabre), fogem de casa

1861 – Dentes de Sabre e Wolverine lutam na Guerra Civil norte-americana

1917 – Dentes de Sabre e Wolverine lutam na Primeira Guerra Mundial

1930 - Nasce Magneto

1932 - Nasce Xavier

1934 - Nasce Mística

1944 – Magneto começa a desenvolver poderes num campo de concentração nazista, e seus pais morrem

1944 – Raven e Charles Xavier se conhecem

1945 – Wolverine luta no Dia D e testemunha explosão nuclear em Nagasaki e salva Yashida durante a Segunda Guerra Mundial em Wolverine - Imortal

1959 - Emma Frost se junta ao Clube do Inferno e William Stryker começa a estudar mutantes

1962 – Ano em que se passa X-Men: Primeira Classe -  Xavier e Magneto criam os X-Men e enfrentam Sebastian Shawn

1963 - Presidente dos EUA J.F. Kennedy é assassinado e Magneto é acusado do crime, mas na verdade Magneto tentava protegê-lo

1965 - Xavier abre a escola para mutantes

1967 - Bolivar Trask cria a Trask Industries - empresa que cria as Sentinelas

1969 a 1971 - Wolverine e Dentes de Sabre lutam na Guerra do Vietnã

1973 – Ano em que se passa X-Men: Dias De Um Futuro Esquecido - Wolverine tem consciência enviada ao passado para tentar mudar o futuro dominado pelas Sentinelas

Aqui a linha temporal se divide em duas, a história antes (azul) e depois (amarelo) do Wolverine mudar o futuro em Dias de um Futuro Esquecido, uma espécie de reboot para a saga que acaba desconsiderando a trilogia original.

1973 - Mística tira Wolverine do rio Potomac enquanto está disfarçada de William Stryker - Wolverine se torna a arma X

1975 – Victor Creed (Dentes de Sabre) e Logan (Wolverine) fazem parte da Equipe-X do governo norte-americano 

1981 – Xavier e Magneto conhecem Jean Grey ; Magneto está na Polônia nesse ano

1983 - En Sabah Nur, mutante conhecido como Apocalipse, ressurge - Eventos do filme X-Men: Apocalipse

1983 – Wolverine escapa do projeto Arma-X em que seu esqueleto foi coberto com o raro metal Adamantium

1985 – Dentes de Sabre caça membros da Equipe-X

1986 – Gambit e Wolverine se conhecem

1986 - Nasce Peter Rasputin, conhecido como Colossus

1987 – Wolverine perde a memória em X-Men Origins

2000 – Ano em que se passa X-Men, O Filme. Magneto tenta transformar toda a humanidade em mutantes. Senado americano quer o registro de mutantes

2000 – Começa programa de cura dos mutantes que suprime o Gene-X, responsável pelos poderes mutantes

2004 – Ano em que se passa X-Men 2 – Noturno tenta matar presidente dos Estados Unidos. X-Men são atacados e desvendam segredos do projeto Arma-X. Jean Grey morre

2005 – Ano em que se passa X-Men 3: O Confronto Final - Jean volta como Fênix, Magneto ataca laboratórios que desenvolvem a cura dos mutantes. Cura é impedida – morte de Ciclope e Professor Xavier, Wolverine mata sua amada Jean Grey

2005  Professor Xavier começa a voltar à vida em outro corpo

2013 – Ano em que se passa Wolverine - Imortal – Logan vai ao Japão ainda atormentado por ter matado Jean Grey

2015 – Programa Sentinelas entra em operação – Logan é recrutado por Xavier e Magneto

2015 - Eventos do filme Deadpool - Colossus vive na mansão X e ajuda Deadpool a resgatar sua amada

2023 – Futuro apocalíptico dominado por Sentinelas - humanos e mutantes à beira da extinção. Kitty Pride manda Logan de volta a 1973 para salvar o mundo em X-Men: Dias De Um Futuro Esquecido; Os mutantes estão vivendo felizes e sem ameaças na mansão Xavier.


Que linha cronológica confusa! Espero ter ajudado a entender e não piorado a situação, de qualquer maneira a franquia atualmente se encontra nos anos de 1983 em X-Men: Apocalipse, pretendo atualizar esse post de tempos em tempos conforme forem sendo adicionados novos eventos e furos corrigidos ou criados, ainda temos muito Mutante para ver nas telonas.

Agradecimentos a Tarsila Borges pela sugestão do tema.

Um comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.