Header Ads

Posts recentes
recent

Alguns desenhos para você começar a ver agora

Desde pequenos somos introduzidos ao universo audiovisual com grandes clássicos da Disney que nos levam a uma verdadeira indústria dos sonhos. Embora a maioria dos desenhos sejam taxados como infantis, algumas séries animadas tratam de temas "adultos" (sem teor sexual) para expressar a realidade a suas críticas sobre o mundo, referências, falar sobre ciências e tecnologia, ou simplesmente uma história mais profunda.




Esse background pode ser percebido em Scooby Doo Misterios S.A, a série vai retomar os princípios franquia original, em que um grupo de amigos resolvem mistérios de sua cidade natal, porém apresenta um formato contínuo de histórias (com seriedade quase totalmente), e o drama entre os próprios membros da equipe. 

A série elabora extensa homenagem ao gênero horror, com base em muitas obras da sétima arte, desde clássicos filmes de terror como A hora do pesadelo,  filmes modernos, a série de televisão Twin Peaks, e as obras de H.P Lovecraft.

Steven Universe é um desenho da Cartoon Network que conta a história de um garoto chamado Steven, que vive na cidade turística fictícia de Beach City, é criado por seu pai e um grupo de rebeldes intergaláticas, as gems, que possuem habilidades vindas da energia de suas pedras. 

A série vai apresentar amplas camadas de entendimento, no começo os episódios são voltados ao entendimento do universo, em seguida ao desenvolvimento das pesonagens, em que finalmente percebe-se a profundidade da animação, tratando de temas como a superação do luto, do amor, convivência com pessoas diferentes, além de apresentar um forte empoderamento feminino, representatividade LGBT e traz também outras visões de família.



Uma série animada que agregou grande conteúdo para o universo e também para os fans foi Star Trek: The Animated Séries, que apresentou  sobrenome de Amanda, (mãe de Spock), a segunda saída da ponte da Enterprise, (mostrada nos primeiros três filmes da franquia), a nave klingon Klothos, sendo comandada por Kor entre outros marcos grandes da série. 

A série animada (assim como a clássica) traz uma tecnologia inimaginável para época, como computador de bordo, gerador de matéria e antimatéria, andróides, escudos defletores e gravidade artificial, dispositivos de camuflagem. Basicamente, é uma série tão inestimável quando a que deu origem ao seu título.



Um dos desenhos mais famosos dos últimos anos é Hora de Aventura, e não é por menos. O desenho se passa em um futuro pós apocaliptico, que houve uma guerra nuclear (que não deixa de ser uma crítica para a atualidade, pois este seria o futuro do planeta). A história gira em torno de  um garoto humano aventureiro, Finn, e o seu melhor amigo e irmão adotivo, Jack. A série é fortemente inspirada pelo RPG de fantasia a Dungeons & Dragons, onde apresentam lendas, raças, classes, poderes e até livros mágicos.

 Ao longo da série alguns pontos são discutidos, como a forma de governo da Terra de Ooo (que exibe uma mistura de democracias, ditadura e feudalismo, bem como monarquia), o amadurecimento das personagens, metáforas para a sexualidade, a solidão, crises existenciais e entre outros temas que não são comentados em desenhos infantis.



Também criada pela Cartoon Network, Over the Garden Wall é uma minissérie que acompanha dois meio-irmãos, Wirt e Greg, e a jornada deles por uma floresta conhecida como o "Desconhecido", andam pela floresta, (aparentemente mágica) tentando achar o caminho de volta para casa, encontrando as mais diversas (e bizarras) criaturas. 

Over the Garden Wall  é um conto de fadas moderno, com estética clássica, que é  comparado com os irmãos Grimm, pois refletem o quão sombrio os contos de fadas podem ser, compostos de lições importantes, situações assustadores, tudo envolvido pela fantasia quase surreal em que os irmãos se encontram.

Leia também: Contos de Fada e o Segredo Além do Jardim

Gravity Falls narra a história de dois gêmeos de 12 anos, Dipper Pines e Mabel Pines, que são mandados para passar as férias de verão com seu Tio Avô Stan Pines.

A série apresenta inúmeras influências "illuminati", simbolismos que remetem à diferentes crenças e mitos, mensagens subliminares nos créditos finais de todos os episódios existem mensagens subliminares escritas em criptogramas que revelam frases que dão pistas sobre os personagens e acontecimentos no desenho, é baseado em uma "história real", das lembranças da própria infância do criador, criatura do mundo das trevas, como vampiros, gnomos, espíritos malignos, minotauros, zumbis, influências da cultura pop e diversas teorias de conspiração.



As séries citadas acima apresentam vários gêneros, como ficção, fantasia, conto de fadas, mistério, aventura, romance e outros. Assim como essas , outros programas televisivos animados apresentam "algo mais", o clássico Caverna do Dragão, Jovens Titãs, Star vs as Forças do Mal, A Mansão Foster Para Amigos Imaginarios, Apenas um Show são belos exemplos que despertam nossa "criança interior" e trazem aquele saudosismo de tempos que nunca nos abandonara.

Feliz dia das crianças!

Um comentário:

  1. The Loud House é uma boa pedida também, apesar de não ter uma história profunda, é um desenho divertido de se maratonar.
    Inclusive, ótimas recomendações :^)

    ResponderExcluir

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.