Header Ads

Posts recentes
recent

5 esquetes para (tentar) entender Monty Python

Monty Python ou The Pythons é um grupo de comédia britânico roteirista e intérpretes da série cômica Monty Python's Flying Circus, um programa de televisão britânico que foi ao ar pela primeira vez em 5 de outubro de 1969. Como série televisiva, consistiu de 45 episódios divididos em 4 temporadas. Entretanto o fenômeno Python não se limitou a apenas isso, espalhando-se por showsfilmes, programas de rádio, além de lançar seus seis integrantes ao estrelato.



O humor non-sense foi basicamente reinventado por esses caras, canais como o Adult Swin (Rick and Morty) e séries como South Park foram claramente inspirados por esses gênios da comédia que tem, na Inglaterra, seu fenômeno comparado com o dos Beatles, criando inclusive esse - praticamento - gênero chamado "humor britânico", piadas completamente aleatórias e fora de tom indo da pura falta de lógica até a crítica de temas até hoje sensíveis.

Mas o meu foco vai ser introduzi-los a esse tal Monty Python's Flying Circus, série com várias esquetes que foram totalmente a inspiração para o formato do Porta dos Fundos e do Tá No Ar: a TV na TV, Flying Circus mostrava esquetes e pequenas animações, entre os diversos quadros exibidos, houve aqueles que ganharam fama e até hoje são lembrados como pérolas do humor, 4 deles (+2) separados aqui:

A Piada Mais Engraçada do Mundo

O que faz deste o melhor esquete de Monty Python para mim é que ele pega um conceito simples, uma piada tão engraçada que quem a lê literalmente morre de rir, e leva as últimas conseqüências. Para a Segunda Guerra. Os Aliados traduziram a piada para o alemão e a levam para o campo de guerra a jogando ao vento, e assim ganham a guerra, hilária a escalada de importância que a piada tem.

Um dado engraçado: Um psicólogo inglês chamado Richard Wiseman fez uma pesquisa para encontrar a piada mais engraçada do mundo, eis o resultado: 
Dois caçadores estão em um bosque, quando um deles desmaia. 
Ele parece não estar respirando e seus olhos estão vidrados. 
O outro caçador pega o telefone e liga para a emergência: “Meu amigo está morto! O que faço?”. 
O atendente responde: “Calma, eu te ajudo. Primeiro, temos que ter certeza de que ele está morto”. 
Há um silêncio, e então um tiro é ouvido. De volta ao telefone, o cara diz: “Pronto, e agora?”.
Espero que todos os estejam vivos, se estão se perguntando qual é, de fato, a piada traduzida para o alemão na esquete: "Wenn ist das Nunstrück git und Slotermeyer? Ja! Beiherhund das Oder die Flipperwaldt gersput.", que não possui nenhuma tradução real.




SPAM

Um casal vai a um restaurante cheio de vikings, onde o único tipo de comida é "SPAM", uma marca de carne enlatada (aparentemente horrível) que realmente existia na Inglaterra. Tamanha influência exerceu o grupo que, após um grupo de advogados enviar uma mesma mensagem a um grupo de discussão na internet, em 1994, o fato de o Monty Python haver, numa de suas apresentações como vikings repetirem sucessivamente o nome de um enlatado chamado spam(Spiced Ham, ou presunto temperado), por analogia (com a repetição das mensagens) este nome foi então adotado para designar aquilo que hoje, em internet, chama-se spam.

 e

Clínica de Argumento

Um senhor vai à clínica pagar por uma discussão mas acaba se perdendo por lá, um dos mais engraçados.


Ministério dos Andares Estúpidos 

Para criticar as preferências do governo inglês vamos idealizar uma divisão dedicada a incentivar e fiscalizar os andares mais idiotas da Inglaterra, num exemplo clássico de boa comédia física.



A Partida de Futebol dos Filósofos

Em Partida de Futebol dos Filósofos, nas Olimpíadas de Munique rola uma partida de futebol entre a Grécia e a Alemanha, com seus devidos representantes filósofos. Aparecem na esquete Arquimedes (John Cleese), Sócrates (Eric Idle), Hegel (Graham Chapman), Nietzsche (Michael Palin), Marx (Terry Jones) e Kant (Terry Gilliam).

Confúcio é o árbitro, sendo que Tomás de Aquino e Santo Agostinho (com auréolas) atuam como auxiliares. O técnico alemão é Martinho Lutero. Quando o jogo começa, os filósofos ponderam suas teorias enquanto caminham em círculos no campo. Franz Beckenbauer é o único jogador de futebol genuíno no campo e uma “surpresa na escalação” da equipe alemã.



A Música da Galáxia / Todo Esperma é Sagrado

E para já emendar as esquetes aos poucos e bons filmes do maior grupo de comédia da história do mundo já puxo aqui duas cenas musicais de um dos melhores filmes deles, Monty Python e o Sentido da Vida, que junto com o genial A Vida de Brian e o engraçadíssimo Monty Python e o Calice Sagrado criam a sua trindade no cinema. Aproveitem.





Ok, foram sete.

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.