Header Ads

Posts recentes
recent

Superman: A idealização e o valor do herói (e sua morte)

No inicio da década de 90 uma saga movimentou a indústria dos quadrinhos, A Morte de Superman, e os boatos para que o fim de Superman chegasse eram inúmeros, baixo índice de venda, histórias se tornando repetitivas ou estratégia de Marketing, mas o que quero propor aqui é uma breve reflexão do valor de um herói como o Superman.


"Mais veloz que uma bala, mais poderoso que uma locomotiva, esse fantástico alienígena do planeta Krypton, O Homem de Aço, luta incessantemente pela verdade e pela justiça", é impressionante como alguns heróis estão impressos na cultura pop, até esse ano Mulher Maravilha não tinha filme solo desde os desenhos animados, e mesmo assim era símbolo de empoderamento feminino ou até letra de axé para quem nunca havia lido ou assistido uma obra do gênero. Superman é outro exemplo, esse sendo um dos personagens com mais adaptações para outra mídia ele sempre de certa maneira representou a luta pela justiça, a idealização do herói.

Clique para ampliar
E esse herói idealizado é aquele em que devemos nos inspirar, mesmo que não possamos nos identificar propriamente, nas palavras de Martha em Batman V Superman "Seja o herói deles, Clark. Seja o anjo, seja um monumento." e mesmo sem dever nada a ninguém, podendo facilmente se impor contra os homens, deixar o poder ou a cobiça o cegarem, ele faz o certo. Sempre. E o mundo seria um lugar perfeito se todos fossem assim, se grandes lideres mundiais enxergassem além de seus narizes, homens crescessem e não esquecessem suas raízes. O heroísmo de super seres nos inspira a sermos melhores.

E é interessante que (pelo menos na década de 90) quadrinhos sejam uma mídia infantil, conceitos que a cultura pop vai injetando na mente de crianças ajudam a formar quem elas são, a ideia de bem e mal, da superação, de acreditar e lutar por algo maior é lindo, e fica ainda mais atraente com heróis musculosos em seus colãs lutando em grandes batalhas. E quando somos crianças o conceito de morte é algo muito abstrato e incompreensível, viver dia após dia em busca de uma satisfação para que ela acabe num súbito silêncio seguido de mistério, isso não parece fazer sentido, mas se Superman, o inigualável, morre, todos também morremos. Bom, só não voltamos algumas semanas depois com uma roupa preta e um mullet, afinal, A Morte de Superman era só marketing mesmo, e a nossa, seja lá o que for, segue como um mistério.

Leia também: Batman vs Superman: Deus, o Homem e o Demônio

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.