Header Ads

Posts recentes
recent

As grandes músicas tema do cinema

Assim como a paleta de cores, a fotografia, a atuação, direção e roteiro contribuem para criar a atmosfera de um filme, a música desempenha de uma importante tarefa, ela parcialmente dita o ritmo de um filme, modela as personagens além de, às vezes, só ao escutá-la já adentrarmos ao universo do filme.



Após a ascensão dos musicais na década de 40/50, a trilha sonora instrumental estava decadência, até que as coisas começaram a melhorar na década de 70, com Poderoso Chefão e 2001 - Uma Odisseia Espacial. Um dos responsáveis por esta mudança é John William. Suas musicas sonorizaram alguns dos momentos mais marcantes da década de 70/80. Ele passa pelo terror com Tubarão, a Space-Opera com Star Wars, os infantis Esqueceram de Mim e ET, os aventureiros Indiana Jones e Jurassic Park ou até alguns grandes dramas como Lista de Schindler, Império do Sol, Um Violinista no Telhado e Resgate do Soldado Ryan.

Os anos 80 vieram logo depois, e os temas de Curtindo a Vida Adoidado e Clube dos Cinco traduzem a juventude da época, Caça Fantasmas, Um Tira Da Pesada, De Volta Para O Futuro, Rocky IV, Top Gun nos transportam de volta à tal década. E temas como Carruagem de Fogo e Blade Runner Blues são verdadeiras obras de arte.

Os anos 90 começaram com a estréia de um diretor muito conhecido por seus temas sonoros, este é Quentin Tarantino, que traz suas musicas preferidas em seus filmes, todavia, populares, o que já nos deixa familiarizados com as trilhas. Hoje em dia seus filmes tornaram-se tão icônicos também por conta de suas trilhas, o que resulta no compilado de CD's Tarantino Experience. A composição sonora de suas obras traz desde Enio Morricone até Johnny Cash.


E os anos 90 ainda acabaram com músicas chicletes que ainda estão em nossas cabeças duas décadas depois, sendo elas Uma Linda Mulher, 10 Coisas que Odeio em Você ou até a incomparável My Hearth Will Go On, de Titanic.

Um gênero que todos amam (independente da idade, sexo, etnia ou nacionalidade) é a animação, que também não poderiam ficar de fora desta lista. Um grande tema instrumental em animação e um dos mais antigos pode-se considerar Pantera Cor-de-rosa. Outro representante é Rei Leão, com Cicle of Life, que representa perfeitamente a vida nesse novo mundo, além de apresentar magistralmente o enredo do filme. Pode-se destacar também as obras do estúdio Pixar, que é conhecido pela maneira de dar vida à este universo em cartoon, como exemplo o tema de Up - Altas Aventuras, Merried Life. Divertida Mente e Toy Story usufruem da musica para enriquecer suas personagens. Saindo do universo Pixar e partindo para a Disney, famosa por suas animações musicais que marcaram gerações, com o Jazz das ruas em Aristogatas ou a busca pelo mundo ideal em Aladdin, os temas da Disney são cantados por 70 anos, do caminho dos anões para casa em 1937, Alice descobrindo seu país em 1951 e até hoje em Moana desvendando o Oceano. 

Certamente nos últimos 20 anos testemunhamos alguns dos "novos" clássicos, filmes que o tema será lembrado nas próximas décadas, e o cinema brasileiro está incluso, Tropa de Elite é uma excelência do cinema nacional, com Rap das Armas, Rap da Felicidade e Tropa de Elite. Talvez um dos temas musicais mais bonitos e marcantes de toda a história do cinema tenha nascido recentemente, esta é a de Senhor dos Anéis, as músicas dão toda a magnitude da épica obra de J. R. R. Tolkien, conselhando perfeitamente momentos grandiosos com simples.

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.