Header Ads

Posts recentes
recent

A grande lição da Turma da Mônica dos Cafaggi

Quando, lá em 2012, os irmãos mineiros Vitor e Lu Cafaggi aceitaram um projeto de trazer a turminha mais icônica desse país para o cenário de quadrinhos independentes mal sabiam o poder do que criavam. Eles, além de estarem inaugurando as maravilhosas Graphic MSP e fazendo o material fonte do primeiro live-action dos personagens (que estreará ano que vem), criavam uma aventura de nostalgia pura para levar qualquer leitor de volta aos sete anos de idade, abrindo uma trilogia que levará quem se propor imergir na história de volta a lembranças mais belas e profundas que moldaram seu caráter.


"Lembranças" que também é título do terceiro e último encadernado da saga do Bairro do Limoeiro. E aquece meu coração lê-lo não apenas pelas inúmeras (e realmente são muitas) referencias aos personagens que fizeram as minhas velhas esperas em recepções de psicólogas e dentistas mais rápidas, mas por ser, como um todo, uma bela história sobre inocência e amizade.

Sabe quando você cresce e evolui apenas redescobrindo obras de quando criança? isso é puro e acontece com muita frequência quando se atinge alguma maturidade. Aprendendo a lidar com nossas diferenças como já sabia por X-Men ou sobre o valor da esperança e do amor em desenhos como Sailor Moon, são lições importantes que adultos esquecem e lutam para aprender e perceber que só as estão redescobrindo. 

A obra dos Cafaggi fala rigorosamente sobre isso. Sobre o que a gente aprende ainda criança, neste difícil processo de se tornar jovem e ter responsabilidades. Sobre as barreiras que a gente transpõe, ainda com medo, ainda assustado, ainda descobrindo a vida. Sobre crescer. E sobre tudo o que a gente esquece quando está se tornando adulto (e felizmente os autores jogam de volta na nossa cara).

Tudo para retomar antigos laços com o seu antigo eu criança. E claro que este sentimento será muito mais difundido pelo mainstream quando o filme de 2019 estrear (e em Daniel Rezende eu confio!) mas, por enquanto, se estiver se sentindo tenso ou pressionado pela vida, ou mesmo apenas afim de conferir uma excelente história essencialmente brasileira, os tristes Laços e Lições vão te fazer chorar nostalgia até o otimismo de Lembranças esquentar seu coração.

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.