Header Ads

Posts recentes
recent

A história do mundo segundo o cinema

A arte de interpretar os fatos históricos ou as experiências humanas pode-se dar através de inúmeras formas, sejam elas retratadas nos quadros, nos livros, na música e, primordialmente, no cinema.
Tal arte tem como função informar, educar e gerar reflexões acerca de diversos assuntos, entre eles, a História.

Mas este leque de opções de filmes históricos não é curto, e, olhar para o passado gerou alguma das maiores obras da indústria cinematográfica, e o que é  proposto neste post é separar o melhor do melhor, le meilleur des meilleurs, para iluminar sua aspiração ao conhecimento histórico.



Pré-História
A guerra do fogo:
Este filme conta a história de duas tribos primitivas, da qual uma é mais evoluida que a outra, posto que esta possui conhecimento sobre como fazer fogo, hábitos e uma comunicação mais complexa. Os dois grupos entram contato quando o fogo da tribo mais arcaica é apagado em uma guerra contra uma tribo ainda mais primitivas, que disputam pela posse do fogo e do território.

Egito antigo
Cleópatra (1963):
A trama do filme tem como foco principal a ascensão e o declínio da rainha do Egito, sentindo-se ameaçada pelo avanço dos romanos, Cleópatra forma uma aliança com Júlio César, para assim, continuar com o império.
A Imperatriz seduz todos em seu caminho, tornando-os frágeis e submissos. Porém, Otaviano, sobrinho de Júlio César, quer o poder de Roma somente para ele, e irá travar uma grande batalha contra Cleópatra.

Grécia Antiga
300 (2006)
Desde a infância, os meninos espartanos são ensinados a serem fortes, corajosos e nunca se renderem diante de um obstáculo. Um pesado treinamento, primeiro com o pai e, mais tarde, aos sete anos, através do governo, estes jovens são transformados em grandes soldados capazes de enfrentar os maiores perigos sem qualquer medo. Quando um mensageiro persa tenta convencer o Rei Leônidas a se render ao gigante Xerxes e aceitar que Esparta seja escravizada pelo imperador, ele decide que é hora de lutar contra os persas.




Império romano
Caligula (1979):
O filme conta a história de Caligula, tirano que comandou o Império Romano durante 4 anos. Em seu reinado orgíaco e sangrento, ele fez assassinar vários membros da aristocracia senatorial, casou-se com a própria irmã, e concedeu ao seu cavalo as insígnias de senador.

Idade média/ feudalismo
Joana D'arc (1999)
Jeanne d'Aragon, uma adolescente de uma
pequena vila, alega ter sido instruída por Deus para liderar o exército francês na guerra e defender suas terras dos ingleses.


Grandes navegações
1492- A conquista do paraíso (1999)
Vinte anos da vida de Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento em si da América, o desastroso comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice.


Absolutismo
O homem da máscara de ferro (1998)
Em 1662, a França vive sob o reinado de Luís XIV, que subiu ao trono seis anos após a morte de seu pai, seu governo autoritário acaba por deixar a população na miséria, gerando inúmeras revoltas. Em meio ao descontentamento da nação, o rei teme que seu irmão, que havia sido separado da família pelo seu pai ao nascer e criado longe da corte, possa descobrir sua descendência e gerar disputas de poder.

Reforma protestante
Lutero (2003)
Após quase ser atingido por um raio, Martinho Lutero acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar na porta de inúmeras igrejas suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.

Renascimento
O Nome da Rosa (1986)
O filme trabalha diversas camadas de situações que marcaram a Idade Média e consegue colocar em pauta questões de cunho contemporâneo.O filme “O Nome da Rosa” é baseado no livro, de mesmo nome, de Umberto Eco. O best-seller dos anos 80 colocou o autor italiano entre um dos expoentes da literatura nos dias atuais.

Revolução francesa
Maria Antonieta (2006)
Maria Antonieta é enviada ainda adolescente para se cansar com o príncipe Luis XVI afim de selar um acordo entre a Áustria e a França. Na corte de Versalles ela é envolvida em rígidas regras de etiqueta, disputas familiares e etc. Só que, fora das paredes do palácio, a revolução não pode mais esperar para explodir.


Revolução industrial
Tempos modernos (1936)
Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" é levado à loucura pelo ritmo acelerado do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise, porém, desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto.

Primeiro Guerra Mundial
Cavalo de guerra (2012)
Inglaterra, enquanto a Primeira Guerra Mundial eclodia, Joey, o cavalo de Albert Narracott, é vendido para a Cavalaria do Exército e enviado para França. Joey serviu nas Forças Armadas do Reino Unido e da Alemanha, e é pego por fogo inimigo; morte, doenças e o destino o levam a uma verdadeira odisséia, servindo em ambos os lados do conflíto antes de parar sozinho no meio da Terra de ninguém. Mas Albert não se esqueceu de Joey e, ainda jovem demais para se alistar no Exército, ele embarca em uma perigosa missão para encontrar seu cavalo e o trazer devolta para casa.

Segunda Guerra Mundial
A lista de Schindler (1993)
O alemão Oskar Schindler viu na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso, transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão.
Obs: Ganhou Oscar como melhor trilha sonora original, e entre muitos outros prêmios.

Era Vargas 
Olga (2004)
Olga Benário é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou. Em Moscou, Olga faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil, para liderar a Intentona Comunista. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo de Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha na prisão feminina. Afastada da filha, Olga é então enviada a um Campo de Concentração.

Guerra Fria 
Dr. Fantástico (1964)
Um general americano acredita que os soviéticos estão sabotando os reservatórios de água dos Estados Unidos e resolve fazer um ataque anticomunista para se livrar dos "vermelhos". As autoridades máximas dos Estados Unidos e da União Soviética tentam parar um avião-bombardeiro cuja tripulação recebera ordens de lançar uma bomba nuclear na Rússia.



Guerra do Vietnã
Apocalypse now (1979)
No Vietnã, em 1970, o capitão Willard faz uma viagem perigosa para encontrar e matar um coronel, um antigo oficial
promissor que ficou louco. Em um barco patrulha da Marinha cheio de inteligentes jovens de rua, um oficial da força aérea obcecado por surf e um fotógrafo maluco, Willard viaja cada vez mais para o coração das trevas.

União soviética 
Adeus, Lênin! (2003)
Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander, temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos.

Terrorismo nos EUA
Fahrenheit 9/11  (2004)
O diretor Michael Moore investiga como os Estados Unidos se tornaram alvo de terroristas, a partir dos eventos ocorridos no atentado de 11 de setembro de 2001. Os paralelos entre as duas gerações da família Bush que já comandaram o país e ainda as relações entre o atual Presidente americano, George W. Bush, e Osama Bin Laden.

Conflitos no Oriente médio
Omar (2013)
Omar, disposto a fazer tudo por amor, atravessa a fronteira que demarca o territórios palestinos ocupados. Um dia, é preso e espancado por agentes israelitas, por suspeita do homicídio de um deles. Enfrentando a possibilidade de ser sentenciado a 90 anos de prisão, recebe a proposta de, em alternativa, se converter em agente duplo para os serviços secretos de Israel. Determinado a não obedecer a ordens do inimigo, Omar junta-se a Tareq, o irmão militante de Nadia, e começa a sua luta pela conquista da liberdade, para si e para o seu povo.

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.