Header Ads

Posts recentes
recent

Paris é uma festa!

 Paris, uma cidade tomada durante muitos anos por guerras e revoluções, mas, em contraposição a isso, o romantismo influenciou a arte e a cultura francesa, impulsionou inúmeros movimentos artísticos, políticos e filósofos, fez pulsar fortes sentimentos em poetas, pintores e cineastas, de uma beleza tão singular e quase divina. E são essas luzes da velha cidade, uma atmosfera clássica que pede por um retrato em filmes de amor.

Como o filme Meia noite em Paris, escrito e dirigido por Woody Allen e lançado em 2011. O filme narra a viagem de um jovem roteirista e escritor e sua noiva, que, durante uma das suas caminhadas noturnas, descobre que quando o relógio badala a meia noite, é transportado a Paris da década de 20, onde conhece e conversa com grandes talentos, entre expatriados e boêmios que povoaram a Paris da Era do Jazz, onde convence uma grande poetisa feminista, Gertrude Stein, a ler o seu manuscrito, conhece inúmeros ícones como Salvador Dalí, T.S. Eliot, Djuna Barnes, Josephine Baker, Luis Buñuel, Man Ray, com direito até de se apaixonar pela amante do Picasso.

Paris je t'aime (Paris, Te Amo) foi o primeiro filme do projeto Cities of Love, a cidade foi uma escolha óbvia. O filme consiste em uma junção de 18 curtas, cada um gravado em um distrito de Paris (no total eram 20 curtas para 20 distritos, porém dois foram cortados da versão final). Os curtas giram em torno de alegrias, separações, encontros inesperados, sobretudo, o amor. É o filme perfeito para entender por que Paris é a cidade mais romântica do mundo.


Aristigatas é um filme clássico da Walt Disney Animation Studios; a história se passa em Paris no ano de 1910, quando a Madame Adelaide Bonfamille, grande cantora de opera, decide fazer um testamento deixando toda sua fortuna para sua gata Duquesa e seus filhotes Marie, Berlioz e Toulouse, alegando que após a morte dos gatinhos, a fortuna seria de Edgar, o mordomo, e ao descobrir, tenta se livrar dos futuros herdeiros.

O corcunda de Notre Dame é considerado um dos filmes mais "maduros" da Disney e trata de temas como luxúria, pecados, genocídio e condenação. O trama se passa em Paris, no século 14 e conta q história de um corcunda que morava desde sua infância nos porões da catedral, eis que um dia resolve sair da escuridão e acaba por conhecer uma bela cigana, Esmeralda.




Cinderela em Paris conta a história de Jo Stockton (ninguém mais que Audrey Hepburn) uma mulher culta, discreta e apaixonada por filosofia que trabalha como atendente de uma livraria, na qual se sente incomodada ao ver que a chefe de uma revista de moda decide fazer um ensaio na sua  livraria. Tempo depois do ensaio, o fotógrafo nota a sua presença e diz que  poderia ser uma modelo em ascensão.


Além de "O fabuloso destino de Amélie Poulain", "Paris", "Abril e o mundo extraordinário", "Um gato em Paris", "Quando Paris alucina" entre outros que também manifestam essa atmosfera francesa.

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.