Header Ads

Posts recentes
recent

Sobre o que é "Beren e Lúthien", novo livro de Tolkien?

Em 1917, em tempos de guerra, o mestre da fantasia J.R.R Tolkien começou a conceber uma das maiores histórias de sua carreira, o épico romance de Beren e Lúthien, saga que representa uma das partes mais importantes do livro Silmarillion, diz-se inclusive ser um dos três pilares da Primeira Era (junto com a história de Túrin Turambar e da queda de Gondolin). Exatos 100 anos deste fato, a editora britânica Harper Collins anunciou o lançamento para 2017 de uma edição de “Beren and Lúthien”, contendo um compilado das diferentes versões da história que o pai da Terra-Média escreveu ao longo de sua vida, de certo modo tratando a lenda como uma entidade e mostrando como ela evoluiu junto ao Legendarium.


O livro será lançado exatamente 10 anos depois de “Os Filhos de Húrin” (2007) que, assim como este novo lançamento, foi editado por Christopher Tolkien, herdeiro da Terra-média. Sobre a história de Beren e Luthien, o próprio mestre descreve em uma de suas cartas que:


“A principal das histórias do Silmarillion, e que recebe o tratamento mais pleno, é a História de Beren e Lúthien, a Donzela-Élfica. Aqui encontramos, entre outras coisas, o primeiro exemplo do motivo (que se tornará dominante nos Hobbits) de que as grandes políticas da história mundial, ‘as rodas do mundo’, são frequentemente giradas não pelos Senhores e Governantes, ou mesmo os deuses, mas pelos aparentemente desconhecidos e fracos – devido à vida secreta que há na criação, e à parte incompreensível de toda a sabedoria, exceto a do Um, que reside nas intrusões dos Filhos de Deus no Drama. É Beren, o mortal proscrito, que é bem-sucedido (com o auxílio de Lúthien, uma simples donzela, mesmo que uma elfa pertencente à realeza) onde todos os exércitos e guerreiros falharam: ele penetra na fortaleza do Inimigo e arranca uma das Silmarilli da Coroa de Ferro. Dessa maneira, ele obtém a mão de Lúthien e o primeiro casamento de mortal e imortal é realizado.”

O novo livro, editado por Christopher Tolkien, que completa seus 92 anos de idade em novembro, terá ilustrações de Alan Lee e está previsto para ser lançado em maio de 2017 um total de 304 páginas. É muito provável que ainda no final deste ano, esta nobre obra chegue a terras brasileiras, aguardemos...

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.