Header Ads

Posts recentes
recent

As grandes mulheres da história do cinema

Desde o começo do cinema as mulheres possuem grandes papéis, sejam eles sensuais ou delicados, de personalidades fortes ou simples moças. O fato é que não são apenas atrizes, são mais do que isso, seus currículos são muito mais amplos do que apenas um rosto bonito e uma silhueta esguia, e hoje são consideradas grandes ícones da sétima arte.


Greta Garbo
Uma das mulheres mais influentes no cinema foi sem dúvida Greta Garbo, nascida dia 18 de setembro de 1905, foi uma das mulheres mais influentes de sua décadas, se não uma das mais influentes do século XX, pelo menos para a história do cinema. Foi eleita pelo Instituto Americano de Cinema como a quinta maior lenda da sétima arte, era uma das mulheres mais fascinantes de sua época, mas pouco se sabe sobre a vida dela, porém exalava em sua personalidade, sua simplicidade e elegância, era ligeiramente "masculinizada". Foi indicada 4 vezes ao Oscar em 1930 por Romance e Anna Christie, em 1937 por A Dama das Camélias, e por fim em 1939 pela comedia Ninotchka.

Um dos rostos mais bonitos que Hollywood já conheceu, foi sem dúvida de Ingrid Bergman, nascida em 29 de agosto, de nacionalidade sueca, tornou-se tão popular nas telas devido ao seu estilo livre e sua facilidade para interpretar desde uma camponesa até uma princesa. Foi indicada 3 vezes ao Oscar, dois de melhor atriz e um de melhor atriz coadjuvante, seu primeiro Oscar foi 1944 com À Meia Luz, logo depois em 1956 com Anastácia, a Princesa Esquecida, seu terceiro Oscar foi em 1974, Assassinato no Expresso do Oriente, isto além de suas participações em filmes icônicos como por exemplo Casablanca.

Katharine Hepburn
Katharine Hepburn teve uma das mais extensas e famosas carreiras no cinema, sua carreira como atriz durou cerca de 60 anos, e interpretou os mais diversos gêneros, de comédia ao drama, é a mulher com o maior numero de Oscar até hoje, ao total 4, até então não superado, foi indicada 12 vezes ao Oscar. Nasceu dia 12 de maio de 1907, nos EUA, e foi uma das maiores artistas do cinema americano, apareceu em inúmeras apresentações de Shakespeare e foi eleita em 1999 pelo American Film Institute como a maior estrela feminina de todos os tempos. Seus maiores sucessos foram Manhã de Glória, A costela de Adão, Adivinhe Quem Vem para o Jantar, O Leão no Inverno e Núpcias de um Escândalo.

O rosto mais marcante da história do cinema alemão foi de Marlene Dietrich, começou sua carreira ainda na Alemanha, porém migrou para os EUA em 1935 após receber um convite de Hitler para participar de filmes pró-nazismo. Foi uma das principais ditadoras da moda nos anos 20, abandonando o uso de saias por calças. Seus maiores sucessos foram Testemunha de Acusações, Pavor nos Bastidores e O Juramento de Nuremberg.

Audrey Hepburn
Muito além do que as pessoas pensam, Audrey Hepburn não foi apenas uma bonequinha de luxo, virou ícone de moda e beleza, mas toda sua fama vai muito além de um mero rosto bonito. Audrey era uma atriz formidável, indicada 4 vezes ao Oscar, e conseguiu o feito de aos 24 anos exibir seu primeiro, atuando em A Princesa e o Plebeu de 1953, alem de vencedora do Oscar foi também dos prêmios Globo de ouro, Emmy, Tonny e Grammy, deito alcançado por apenas 17 artistas, e ela entra como quinta nesta lista. Durante sua infância presenciou momentos de guerra, em que passou fome, e, graças a United Nations Relief and Rehabitation Administration (Organização que originou a UNICEF) sobreviveu ao final da segunda guerra, e Audrey se aliou a causa, entrou para trabalhos voluntários, tornando-se embaixadora da instituição, trabalhou na UNICEF até seu ultimo dia de vida, chegando até a receber um Oscar honorário pelo seu trabalho humanitário.

E com o passar dos anos, as mulheres vieram ganhando cada vez mais holofotes para si, inúmeras atrizes passaram a ser consagradas, pelo seu talento, simpatia, generosidade e beleza. Pode-se dar o exemplo de Meryl Streep, que é considerada a maior atriz viva. Nasceu em  New Jersey, 22 de junho de 1949, seu primeiro filme foi Julia em 1977, e no ano seguinte recebeu sua primeira indicação ao Oscar por O Franco-atirador de 1978. Ela é a recordista de indicações a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (ou o Oscar) além de 2 BAFTA, 8 Globos de Ouro e 4 National Board of Review, além de ter sido premiada nos festivais de Berlim (As Horas, 2002) e de Cannes (Um Grito no Escuro, 1988).

Atrizes brasileira não ficam atrás, Fernanda Montenegro nasceu dia 16 de outubro de 1929 no Rio de Janeiro, seu primeiro contato com o mundo artístico foi através de Telenovelas, se consagrando logo cedo como estrela brasileira, seu primeiro filme foi A Falecida, de 1965, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Brasília. Ganhou fama internacional com Central do Brasil que lhe rendeu os prêmios de Gramado e Recife, concorrendo aos de Melhor Atriz no Festival de Berlim e ao National Board of Review, além de suas indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar.

Fernanda Montenegro
A lista de atrizes da atualidade que são muito mais do que rostos bonitos se estende muito, incluindo grandes nomes para o grande público, como Jennifer Lawrence, Lupita Nyong'o, Cate Blanchett, Angelina Jolie, Emma Stone, e muitas outras, que, em meio a beleza se destacam por seus talentos incontestáveis e suas personalidades marcantes.

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.