Header Ads

Posts recentes
recent

TV a cabo perdendo assinantes: a culpa é do Netflix?

Em 2015 1 milhão de pessoas cancelaram sua TV a cabo no Brasil. Seria Netflix o culpado?

Usando a comparação do Luigi (Amigos do Fórum), sempre houve esta mesma disputa em diferentes revoluções da industria, foi assim com a luz elétrica e o querosene. Imagine no século XX, como os chefes de industrias deviam enxergar esta revolução, uma lâmpada acesa era algo horrível que tirava empregos, ela deveria ser taxada ou proibida, mas nos dias de hoje sabemos bem como terminou esta revolução, chegavam a usar religião, como se eletricidade não fosse de Deus (nesta época tivemos obras como Frankenstein para debater isto).


Mas tudo não passa de um processo natural de evolução em que tudo estava perfeito para indústria até algo tirá-la da zona de conforto, e o consumidor sempre ganha. Com a chegada da internet temos diversos destes conflitos acontecendo, o fax já concorreu com os emails, e o Uber ainda causa polêmica, conflitos de idéias na câmara e físicos na rua. Esses dias até li algo sobre o Airbnb poder falir hotéis, a mesma situação do Netflix fazer as pessoas cancelarem seus planos de TV a cabo, mas será que é assim tão simples?

O Netflix está caminhando para se tornar o principal meio de entretenimento do mundo, quase todos os nossos conhecidos assinam Netflix e é cada vez mais comum escutarmos "Assiste lá, tem no Netflix" quando nos recomendam algo. Nada comprova que o Netflix seja de fato concorrente da TV, tudo que sabemos é que no Brasil a TV a cabo perdeu 1 milhão de assinantes.

Para enfrentar o Netflix a TV a cabo planejou um ataque massivo ao serviço de streaming digital. Por "Ataque Massivo" poderíamos entender como menor preço, melhor serviço, disponibilidade Full HD (ou até 4K), serviços on-demand e séries originais? Não aqui, preferem atacar com impostos.


O que as operadoras não entendem é que estamos falando de um dos países onde a pirataria está mais presente, falar da crise é óbvio, afinal conheço diversas famílias que já estão cortando os gastos, quase 200 reais em planos de TV é inviável, o que torna o famoso GATO cada vez mais presente. Já conheço várias famílias que colocaram em suas salas 'SKY/NET GATO". Todos os canais em HD sem pagar mensalidade, isto é o inimigo da TV a cabo, não o Netflix.

Enquanto isto o Netflix está em centenas de países com um investimento de 5 bilhões de dólares em produções originais, incluindo o brasileiro "3%" (que não tem nenhum investimento do governo, diferente de outras produções). A batalha da querosene vs eletricidade vai se manter mais um pouco, mas sabemos que a luz elétrica saí vencedora e que a querosene vai ter que se reinventar (gasolina).

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.