Header Ads

Posts recentes
recent

Como 13 Reasons Why resolveu seu maior problema em 30 segundos

13 Reasons Why estreou ano passado e logo se tornou um daqueles "mais um acerto da Netflix" que todo mundo sai maratonando e indicando a todos. 

Até que os dias que se seguiram foram de notícias e entrevistas com profissionais de saúde mental que criticaram duramente a absurda irresponsabilidade da obra. O psiquiatra Luis Fernando Tófoli falou ao Diário de Pernambuco e, entre outras coisas, destacou que “o principal erro da série é, de longe, mostrar o suicídio de Hannah.” E adicionou: “Chega a ser absurdo que os autores ignorem completamente o que indicam explicitamente as recomendações da Sociedade Americana para Prevenção do Suicídio, que foram publicadas após a morte do ator Robin Williams.”

Um outro dado relevante: 4 meses após a estreia, busca por termos como “se matar”, “suicídio indolor”, “ideação suicida” e “prevenção ao suicídio” aumentaram em 19% de acordo com um estudo conduzido por John W. Ayres, cientista comportamental.



E realmente, não ter deixado EM MOMENTO ALGUM da temporada qualquer informação que pudesse instruir ou ajudar algum jovem com pensamentos suicidas foi um erro catastrófico. Mas a segunda temporada veio corrigir este erro e estreou com o vídeo acima antes dos episódios informando o que a história pode causar, além de fornecer um site com dados e contatos de órgaos de ajuda e prevenção em vários países, o 13reasonswhy.info, incluindo o Brasil. 


Página brasileira

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.