Header Ads

Posts recentes
recent

Análise: As Aventuras de Alice no País das Maravilhas

Desde criança sempre gostei de Alice, me divertia assistindo suas aventuras na animação de 1951, o tempo passou e em 2010 senti aquele carinho pelo país das maravilhas de novo, na adaptação de Tim Burton, só que recentemente minha namorada me disse que eu deveria ler o livro, corri atrás e o comprei, mas só me senti com a necessidade de lê-lo ao ler a crônica "Para Maria da Graça", escrito por Paulo Mendes como dedicatória de "Alice no País das Maravilhas", que ele deu de presente de 15 anos para Maria da Graça (Clique aqui para ler inteiro).

Alice no País das Maravilhas, animação da Disney de 1951

Agora, que chegaste à idade avançada de quinze anos, Maria da Graça, eu te dou este livro: Alice no País das Maravilhas. Este livro é doido, Maria. Isto é, o sentido dele está em ti. Escuta: se não descobrires um sentido na loucura, acabarás louca. Aprende, pois, logo de saída para a grande vida, a ler este livro como um simples manual do sentido evidente de todas as coisas, inclusive as loucas. Aprende isso a teu modo, pois te dou apenas umas poucas chaves entre milhares que abrem as portas da realidade. A realidade, Maria, é louca. Nem o papa, ninguém no mundo, pode responder sem pestanejar à pergunta que Alice faz à gatinha: “Fala a verdade, Dinah, já comeste um morcego?” Não te espantes quando o mundo amanhecer irreconhecível. Para melhor ou pior, isso acontece muitas vezes por ano. [...] (Clique aqui para ler o resto, recomendo).

Essa era Alice
Antes de falar sobre a obra em si, vamos falar sobre o seu Autor, Lewis Carroll, um pseudônimo de Charles Lutwidge, que viveu de 1832 até 1898, e escreveu Alice em 1865, espelhando-se em suas aventuras na infância e nas personalidades que ele conheceu em Oxford, passava muito tempo sozinho, e se envolvia em muitas polêmicas por tirar fotos de garotinhas nuas em sua casa, com permissão das mães, antes de sua morte devolveu as fotos aos pais ou as queimou, mas quatro sobreviveram e uma foi publicada na página 12 de "Pleasures Taken - Performance os sexuality and Loss in Victorian Photographs" se quiser se aprofundar nesse assunto existe um livro pouco divulgado chamado "Cartas às sua amiguinhas", que mostra as cartas que Lewis trocava com as garotas, uma dessas garotas se chamava Alice, e enquanto estava fazendo um passeio a barco com ela, ele contou uma pequena história sobre uma garotinha chamada Alice, que por acidente foi para um lugar chamado País das Maravilhas, Alice gostou tanto da história que pediu para que ele a escrevesse, ele fez o que lhe foi pedido e em 1864 entregou a ela um livro chamado "As Aventuras de Alice em Baixo da Terra", com 18 mil palavras, dois anos depois ele prolongou a história para 35 mil palavras, adicionando as passagens do Gato de Cheshire e do Chapeleiro, assim ele publicou.

Usando o resumo da Wikipedia "O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurda característica dos sonhos. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carrol, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos."

Acho que é desnecessário contar a história, mas vou contar do mesmo jeito, tudo começa em uma tarde ensolarada em que Alice está sentada na sombra de uma árvore lendo, e quando se levanta para brincar vê um coelho branco correndo, muito atrasado e segurando um relógio de bolso, Alice o segue até um buraco muito escuro, e acaba caindo nele, onde vai para uma sala cheia de portas, e uma delas é muito menor que as outras, e dá para um jardim belíssimo, ao entrar naquele jardim ela acaba conhecendo um lugar maravilhoso, onde criaturas falam e as coisas são mágicas, lá ela conhece personalidades incríveis, por mais malucas que sejam e tem diversos diálogos reflexivos, ela acaba, de alguma maneira, na história inteira, tentando descobrir quem ela realmente é e achando de si mesma em cada um daqueles personagens. Um livro até que curto para que, no final, você esteja tão inserido na história, não é por menos, o mérito da história são as suas passagens, cada capítulo contém uma, e um por um você se surpreende pela complexidade dos diálogos. É o tipo de livro que acaba te marcando. E isso é ótimo para pessoas como eu, no inicio de suas vidas.

O livro é muito bom e extremamente filosófico, até hoje conseguem fazer novas interpretações de suas passagens, ele trata, entre outras coisas, a perda de identidade, a passagem a vida adulta, as questões existenciais, problemas, sanidade mental e, acredite se quiser, especialistas encontram até física quântica no livro. É um livro que contem muito simbolismo, o livro pode ser interpretado de várias maneiras. Uma delas diz que a história representa a adolescência, com uma entrada súbita e inesperada, além das diversas mudanças de tamanho e a confusão que isso causa em Alice, ao ponto de ela nem saber mais quem é após tantas transformações, se você já foi adolescente se identificou com o texto. Já li que tem referencias a línguas antigas, referencias históricas, astrologia.

Se tem algo que já sofreu muitas adaptações é Alice, existem dezenas e dezenas de adaptações oficiais, desde videogame até teatro, a quantidade é impressionante, mas os mais populares mesmo são os para o Cinema, hoje em dia Alice no país das Maravilhas (1951), da Disney, é um clássico obrigatório para qualquer criança, e apesar de ser um pouco decepcionante assisti-lo depois de ler o livro, deve despertar a curiosidade da leitura em milhares de crianças que não o leriam, talvez essa seja a real importância do filme, mostrar Alice para milhares de jovens que não iriam correr atrás de um livro do século 19.

Alice tem uma continuação, Alice Através do Espelho, não li então nem vou comentar, mas o que leio pela internet é que é um ótimo livro, só não tão bom quanto seu antecessor. Uma curiosidade é que, acreditem se quiser, a Disney tem um filme previsto Live-Action de Alice Através do Espelho continuação da aventura de 2010, que tem previsão de lançamento para 26 de maio do ano que vem, com o mesmo elenco do ultimo filme, é um projeto desacreditado por termos apenas 2 pôsteres como todo o conteúdo divulgado, mas não é má ideia.


Agradecimentos a Beatriz Tossatto pela sugestão do tema.

42 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eu já li o livro achei muito interessante, eu acho que o livro é bem melhor que o filme porque ele tem mais detalhes do que o filme então da para entender melhor o livro do que o filme, o filme é bom mas não tão quanto o livro e estou interessado em assistir a Alice através do espelho e se tiver o livro desse filme eu vou ler sim com muito prazer, porque eu acho que vai ser como o primeiro interessante e bom.
      Assinado: Leonardo M. Albuquerque

      Excluir
    3. Eu já li o livro achei muito interessante, eu acho que o livro é bem melhor que o filme porque ele tem mais detalhes do que o filme então da para entender melhor o livro do que o filme, o filme é bom mas não tão quanto o livro e estou interessado em assistir a Alice através do espelho e se tiver o livro desse filme eu vou ler sim com muito prazer, porque eu acho que vai ser como o primeiro interessante e bom. Quantos anos Alice tem? 6,7 ou 8 não sei mas queria saber e onde ela estava em uma sombra de uma árvore certo, mas a onde em um parque, em sua casa ou em uma praça? Mas gostei muito de sua análise.
      Assinado: Leonardo M. Albuquerque

      Excluir
  2. Alice no País da maravilha ela não estava lendo um livro mas sim indo atras do coelho de cartola e ela chega no buraco e cai tentando achar o coelho mas a história é muito boa mesmo e é verdade que tem muitas jogos,filmes e peças
    Assinado Caique Shih de Araujo

    ResponderExcluir
  3. Concordo que seja uma manifestação da adolescência que Alice está passando.Todas as manifestações que acontecem no sentimentos e emoções de todos adolescente.
    Estou ansioso para ver o filme Alice através do espelho,e ler o livro que nem sabia que existia.Também acho bem muito bom os teatros.
    Nikolas Medeiors

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia Abrau18 setembro, 2015

      A sequência é tão boa quanto o original

      Excluir
  4. Pelo que eu li o filme é um pouco diferente do livro, pelo que vocês contaram ela estava sentada na sombra de uma árvore lendo um livro mas eu só queria saber onde ela estava em um parque, em sua casa? E também queria saber quantos anos ela tinha, pois se ela estivesse em um parque e tivesse 6 anos de idade sem ninguém intendeu?
    Mas de reto está muito bom estou louco para assistir o filme ''Alice através do espelho'' e também ler o livro que eu achei interessante pelas coisas que vocês contaram sobre
    Luis Fernando

    ResponderExcluir
  5. ntão eu não gostei muito do livro pois quando eu li estava no 3° ano, então n esntendi muito bem. Eu sinceramente prefiro o filme. Eu quero muito assistir o filme "Alice Através do Espelho". Eu concordo com você existem vários jogos, peças e muito mais sobre a Alice. Bom entre o primeiro filme e o segundo filme, eu prefiro o segundo, pois a imagem é melhor e não é animação.
    Ass: Alice Giovana ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, eu li o 1 livro mas não entendi o final porque ela esta no julgamento e depois esta debaixo de uma arvore mas foi
      legal eu vi o 1 filme também estou ansioso para ler o ALICE DENTRO DO ESPELHO e ver o filme também deve ser bom a capa esta boa e deve ser incrível
      ass thiago leal .f.z

      Excluir
  6. eu não gostei do livro que eu li que no 3 º ano B mas o filme em 2010 foi muito legal eu curto o filme mas e legal
    mas o livro eu não gostei eu prefiro mais o filme e ALICE Através do Espelho''.eu concordo com o segundo filme pois
    a imagem do poster e muito melhor do primeiro filme o segundo filme vai ser bem legal mesmo e não é animação.
    Matheus Esposito

    ResponderExcluir
  7. eu não gostei do livro que eu li que no 3 º ano B mas o filme em 2010 foi muito legal eu curto o filme mas e legal
    mas o livro eu não gostei eu prefiro mais o filme e ALICE Através do Espelho''.eu concordo com o segundo filme pois
    a imagem do poster e muito melhor do primeiro filme o segundo filme vai ser bem legal mesmo e não é animação.
    Matheus Esposito

    ResponderExcluir
  8. Júlia Abrau18 setembro, 2015

    De fato o filme decepciona os leitores da obra original

    ResponderExcluir
  9. Bom eu li tudo e achei muito bom essa explicação, estou ansiosa para ler o próximo livro ''Alice Através do Espelho'', bom queria saber quantos anos ela tem, estou curiosa pra saber, estou triste em pensar que só vai sair o outro livro ano que vem , mas tudo bem. Não gostei muito da explicação porque começava a falar de uma coisa e já mudava de assunto falavam de outra coisa mas tudo bem, gostei do mesmo jeito adoro ler livros e este vai ser mais um que vou colocar na minha coleção. Vocês estão de parabéns um bom resumo do livro.
    assinado: Raphaela Ruiz Scavassa.










    ResponderExcluir
  10. Gosto muito do filme , assisti varias vezes e não canso de assistir "Alice No País das Maravilhas ", gostaria de assisir " Alice Através do Espelho " .
    Sempre quis saber a idade de Alice . Adorei a sua análise do filme e livro da Alice .
    Assinado : Rissa

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da sua análise de um livro e filme qua gostei bastante, estou ansioso para o próximo livro e filme "Alice através do espelho" e triste por não ter assistido as animações, mas vou procurar no youtube para ver se eu acho.
    Ass: Gabriel R.Ribeiro

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da sua análise de um livro e filme que gostei bastante, estou ansioso para o próximo livro e filme "Alice através do espelho" e triste por não ter assistido as animações, mas vou procurar no youtube para ver se eu acho.
    Ass: Gabriel R.Ribeiro

    ResponderExcluir
  13. Eu também sempre gostei de Alice de 1951,eu fiquei com duas duvidas que são : o Lewis Carrol irava as fotos das meninas porque ele tinha algum problema ou era para ele ser divulgado ? E a outra é : ele que inventou o Gato e Chapeleiro ou ele se inspirou em alguém ? Depois de sua analise me deu uma curiosidade de ler o livro , estou ansioso para ver o filme "Alice através do espelho" .
    Ass: Caio Shih de Araujo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tirava as fotos por que gostava de fazer isso (ele tinha problema), e a maioria dos personagens foram inspirados em personalidades de Oxford

      Excluir
  14. Gostei muito da análise gosto muito do filme Alice no país das maravilhas e você me deu uma grande ideia ler o livro ainda não li mas você me ajudou a perceber que livro pode ser melhor que o filme e do jeito que falou também do livro acho que vou ler e hoje muito interessante sua análise pois eu nunca vi uma análise interessante como a sua pois Alice no país das maravilhas é um mês questionado pois é tem maluco então as pessoas desde que maluco que não tem nada haver com a vida real mas tem tudo a ver o mundo de hoje maluco e tem coisa muitas injustiças como a rainha de copas faz com Alice .obrigada .Maria Clara

    ResponderExcluir
  15. Oi desculpa eu escrevi o de cima tudo errado então vou escrever outro . Olágostei muito do seu análise pois quase ninguém comenta sobre Alice no país das maravilhas porque é muito maluco e as pessoas não fazendo muitas análises sobre coisas malucas como livros e filmes .eu particularmente adoroe o filme só que eu ainda não li o livro mas o seu texto e deu vontade de ler o livro porque você fala muito bem dele . Obrigada .Maria Clara

    ResponderExcluir
  16. Minha irmã leu o livro e gostou muito . Eu acho que o livro tem mais detalhes do que o filme. Eu assisti o filme e adorei mas eu
    quero ler o livro também!

    ASSINADO : HELENA Y. BICHARA

    ResponderExcluir
  17. Na minha sincera opinião, com todos os fóruns que já pesquisei sobre "Alice no País das Maravilhas" acho que este é o que eu mais me identifiquei, a forma que você retrata sobre diversas maneiras de interpretações desta tão querida história... Bom, simplesmente fantástico!
    Agora vamos a minha interpretação sobre seu texto:
    Acho que na verdade, "Alice no País das Maravilhas" se espelha na diversidade das emossões que somente uma pessoa pode ter, às vezes feliz, triste, nervoso e etc. Não sei se compreende a minha maneira de interpretar mas vou tentar simplificar o máximo possivel, como você mesmo disse varios diálogos do livro há falas filosóficas, como as perguntas que alguem na idade de Alice já teve, a curiosidade de Alice para achar pelo menos uma resposta para suas milhões de perguntas... para mim uma história dessas que te faz pensar tanto não deveria estar em um livro ou em um filme, mas sim em um museu com uma obra de arte.
    Assinado: Lorenzo Catelan Pastori

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei do texto porque achei interessante.
    Eu nunca li o livro, mas já assisti ao filme e achei muito legal. Também assisti uma apresentação de dança da Alice no país das maravilhas, que foi muito legal.
    Quero assistir ao filme "Alice através do espelho" pois parece ser legal.
    Ass : Ana Carolina

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei da análise,porque não é como uma qualquer das que já espiei.Este filme é interessante,não só pelas criaturas,mas também a historia inteira.Nunca li o livro,mas acho que como todos os livros explica a história mais verdadeira,e interessante.O filme Alice através do espelho,deve ser interessante tanto quanto o primeiro,espero conseguir assistir,e se gostar compro livro,para ver a historia de um jeito diferente.

    Ass:Matheus Soares

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca li o livro, mas me pareceu bem interessante pelo o que o texto fala,mas eu já assisti o desenho e o filme da Alice no país das maravilhas e é bem legal o filme , mas pelo que eu li me parece um pouco diferente do filme e do desenho
    Ass: Rayssa Sampaio

    ResponderExcluir
  21. Bom eu como nuca li o livro e não posso falar que o livro é melhor mas pela sua descrição deve ser muito legal.Eu acho que o novo filme vai ser mais legal que o primeiro, bom para mim pode haver varias versões mais nenhuma na minha opinião pode ser comparada a primeira versão claro pela sua descrição eu pode ver que o livro pode ser mais legal que o filme é eu acho que vou ver com a minha mãe para eu comprar o livro deve ser muito legal.
    só tem uma coisa que eu não gostei foi que você tirou uma parte do texto que é da Wikipedia e ele não é muito bom mas é só o que eu tenho para falar sobre o seu texto maravilhoso
    ASS: Manoela do Rosario Pedroso

    ResponderExcluir
  22. Na minha opinião o livro é melhor pois leva a gente a imaginar , a sonhar com um mundo imaginário.Eu já li o livro e gostei bastante , para quem gosta de ler é um excelente livro. As ilustrações são de encher os olhos de alegria ( de tão bonitas que são), O filme também é excelente, eu achei bem interessante.Não é atoa que este filme foi campeão em bilheterias nos Estados Unidos , ele não encantou só as crianças, os adultos também. E estou bastante ansiosa para o próximo episódio de ''Alice no País das Maravilhas''

    Ass:Raíssa Alves Justino

    ResponderExcluir
  23. Eu nunca li o livro, mas com a descrição que você fez o livro parece ser melhor que o filme, eu gostei muito do filme, só que como quase todas as séries de filmes, o livro parece ser mais detalhado e mais emocionante, e pela descrição, o livro faz você "entrar" nesse mundo que Alice está. Acho que com a próxima edição, eles poderiam fazer essas outras versões por exemplo: jogos, desenhos, peças de teatro e etc.
    Ass: Henrique Amorim Lima e Silva.

    ResponderExcluir
  24. Eu achei esse post muito interessante, eu já assisti o desenho e o filme e achei fantástico. Eu não li o livro ainda, mas fiquei curiosa para ler. Estou ansiosa para ver o novo filme e ler o novo livro "Alice através do espelho'.
    Ass: Yasmin Vasconcelos da Silva.

    ResponderExcluir
  25. Eu achei o post muito legal, mas eu discordo pois prefiro o filme do que o livro, é claro que o livro tem mais detalhes e uma compreensão melhor para algumas pessoas porém não para mim. Como você disse o final da historia é muito bom e tem mesmo varias histórias sobre, Alice como em uma em que ouvi que falava que ela tinha problemas psicológicos por isso que via as criaturas estranhas, mas de qualquer jeito estou muito feliz que lançou um novo filme.
    Ass: Júlia Capelli Gaeta

    ResponderExcluir
  26. Eu achei o post muito legal, mas eu discordo pois prefiro o filme do que o livro, é claro que o livro tem mais detalhes e uma compreensão melhor para algumas pessoas porém não para mim. Como você disse o final da historia é muito bom e tem mesmo varias histórias sobre Alice, como em uma em que ouvi que falava que ela tinha problemas psicológicos por isso que via as criaturas estranhas, mas de qualquer jeito estou muito feliz que lançou um novo filme.
    Ass: Júlia Capelli Gaeta

    ResponderExcluir
  27. Ola,eu gostei muito da sua analise pena que nunca li o livro mas assisti o filme várias e várias vezes e sempre gostei dele.Agora estou curioso para ler o livro e também assistir o filme,pena que só irá lançar ano que vem,mas mesmo assim ficarei ansioso.Caso gostar muito do filme posso até comprar e ler o livro,o que vai ser bem fácil por que acho que o vai ser um sucesso.

    Daniel menezes.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Eu gostei do analise que vocês fizeram, eu já assisti o filme achei louco, pois também é muito bom. Eu ainda não li o livro e vou pedir para que comprassem pra mim, minha irmã disse que o livro possuí mais detalhes do o próprio filme.

    Paula Venturini :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E também quero assistir o filme "Alice através do espelho" ;)

      Excluir
    2. E também quero assistir o filme "Alice através do espelho" ;)

      Excluir
    3. Obrigado por confirmar duas vezes.

      Excluir
  30. gostei muito da sua analise mas não conseguir ler o livro com sua descrição do livro pare-se ser muito bom o livro eu assisti o filme de alice no pais da maravilha mas como muitas pessoas dizem o livro e melhor que o filme e muitas coisas que estão no filme e retirado do livro e temos que dizer mesmo que muitas pessoas não gostem de Alice no pais das maravilhas e acharem que o livro e ruim temos que dizer para estas pessoas não julguem um livro pela capa isso não quer dizer que pode ser ruim o livro ate pode ser ruim mas eu nao li nao posso de dizer se e bom mas plo que li pare-se ser bom.
    joão pedro ( :

    ResponderExcluir
  31. Olá! Infelizmente, nunca li o livro, então não posso dizer sobre os pros e contras.
    Em torno dos meus cinco anos de idade, o único filme que eu assistia era "Alice no País das Maravilhas."
    Achei excelente sua análise sobre o livro e o filme. Explica o filme todo em um pequeno resumo! Estou ansiosa para assistir o filme "Alice através do espelho." por conta da minha fascinação em Alice desde pequena. Com certeza, será um ótimo filme.
    Parabéns pelo post!
    Assinado: Cínthia Nascimento Gomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. te amo Cinthia, só gostaria de dizer que o seu comentário foi o melhor, o resto é tudo criança

      Excluir
  32. Zavataro of us23 setembro, 2015

    oi gostaria mandar todo mundo tomar no cu pois larânja mecânica é bem melhor

    ResponderExcluir

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.