Header Ads

Posts recentes
recent

O significado do sexo em Sense8

No último dia 23 fomos presenteados pela Netflix com um especial de natal com 2 horas, o retorno dos sensates para o serviço de Streaming avançou a história, e deu origem a uma aparente promissora 2ª temporada, mas no meio de diálogos inteligentes e textões gratuitos de Facebook o especial nos manteve aquela identidade sexual de Sense8, mas o que o sexo significa na série?

Na primeira temporada a série acertou muito quando tratava coisas como sexualidade e identidade de gênero, tratando o sexo de toda uma diversidade com a naturalidade que ela têm, usando às vezes este sexo com extrema beleza, o sexo em Sense8 é acima de tudo, uma ode aos nossos prazeres e uma representação física do amor, a série inclusive às vezes cria um contraponto interessante com Kala, mas isso é para outro texto.


O fato é que existe uma cena que ficou marcada na mente de todos que assistiram a primeira temporada, a soma de alguns dos sensates tendo seus prazeres carnais em diferentes situações resulta em uma grande orgia, que independente de qualquer outra coisa estão se fazendo bem através desse sexo, este sendo o prazer que todos merecem. E no especial de natal algo muito semelhante ocorre, mas em proporções épicas, no aniversário dos sensates cria-se uma grande orgia, sem nenhuma vulgaridade, imersiva, e com a falta de censura que só a Netflix permitiria (construída com uma direção imprecável, diga-se de passagem), envolvendo além de Sun, Capheus, Lito, Nomi, Riley, Will, Wolfgang e Kala, Hernando e Amanita, e o significado disto:

O que eles fazem é não mostrar o sexo como um tabu, e sim algo natural e essencialmente belo, tratada na tela com uma sensibilidade artística que faz jus, Hernandes em uma cena do especial usa uma metalinguagem em que, dentro da série, "responde" os comentários sobre a série quanto a "viadagem".

"Porque o observador encontra não apenas a beleza, mas também a superficialidade, feiura, confusão, preconceito. Ou seja, o observador sempre verá o que quer ver, sugerindo que o que o senhor quer ver, Sr. Valles, é viadagem. Enquanto outra pessoa alguém capaz de ver além das convenções da sociedade, além de seus preconceitos, esse observador poderia ver uma imagem de dois homens pegos em um ato de prazer. Erótico, claro, mas também vulnerável. Sem perceber a câmera. Ambos conectador ao momento, ao outro. Ao amor. Como eu já disse nessa aula antes, a arte é o amor revelado."

Sun, em outro momento do especial também profere:

"Quando estou no ringue, às vezes meu corpo se move sem que eu precise mandar, ele se move sem que eu pense: "Devo fazer isto, não devo fazer aquilo." Ele se move em harmonia com o momento"; "Nós existimos por causa do sexo, não é algo para ser temido, é algo para ser honrado, para desfrutar"


Após o especial de natal, o retorno de Sense8 para 2ª temporada acontece em 5 de maio de 2017, continuando esta história de J. Straczynski e de Lilly e Lana Wachowski.

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.