Header Ads

Posts recentes
recent

A Dança dos Dragões: sobre Ramsay e o personagem Fedor

Na série a ideia que temos é de que Ramsay tortura Theon exclusivamente porque ele é um sádico maluco. Ah, e também porque forçar alguém  a mudar o nome para Fedor (do inglês Reek) é um excelente modo de colapsar uma mente e sua ideia de valor próprio. Porém, no livro V, temos uma camada a mais que nos ajuda a entender a problemática mente deste personagem problemático.


Para começar, existem três personagens da série que assumem a persona de "Reek": o original (às vezes chamado Heke), o próprio Ramsay e Theon Greyjoy. Heke (original) é o servo de Ramsay e, possivelmente, seu único amigo, e é tão fodido quanto Ramsay - canonicamente um necrofílico que meio que ajuda Ramsay no caminho da corrupção. Ramsay mata e estupra mulheres com Reek com bastante frequência, o que aparentemente é o suficiente para eles formarem um intenso (e nojento) vínculo um com o outro. Ramsay eventualmente o deixa morto para os nortistas, quando tenta se vingar deles pela morte de Donella Hornwood, e os eventos descritos em Winterfell acontecem.

A razão pela qual Ramsay escolhe fazer lavagem cerebral em Theon nunca é explicitamente declarada, mas os livros podem sugerir que Ramsay - além de querer apagar a personalidade de Theon -, tenta se convencer de que Theon é realmente Reek, já que ele continua se referindo a ele com características específicas do primeiro Reek, como observa-se abaixo:

"Ao ver Reek, [Ramsay] deu um sorriso de lábios molhados. "Ali está ele. Meu velho e azedo amigo. ”Para os homens ao lado dele, ele disse:“ Reek está comigo desde que eu era menino. Meu senhor pai o deu para mim como um sinal de seu amor."

Esta poderia ser uma decisão estranha feita de culpa em matar o primeiro, mas quem sabe? Eu não ficaria muito surpreso, já que estamos falando de Ramsay Bolton aqui - não tem exatamente um histórico brilhante de estabilidade mental. Ou isso, ou é a segunda e mais provável possibilidade: é apenas... divertido para Ramsay fingir que Theon é o Reek original, por qualquer razão perturbadora.

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.