Header Ads

Posts recentes
recent

O nosso 21 de outubro de 2015 #BackToTheFutureDay

Hoje é dia 21 de outubro de 2015, uma data muito especial, data em que Martin McFly e Doc Brown decolam com seu DeLorean de um passado que um dia foi presente diretamente para 2015, ano dos Hoverboards, carros voadores, tênis que se amarram sozinhos e que cada casa precisa de dezenas de faxs, talvez a produção não tenha acertado em como seria o futuro, mas pelo menos criaram um dos melhores filmes de viagem no tempo e a saga mais marcante dos anos 80, um filme eterno que passou pelo teste do tempo e se fez um dos maiores clássicos da cultura pop.
O Cinemark está passando os três filmes no cinema, a Pepsi lançou uma edição limitada da Pepsi Perfect, a Nike deu para trás na promessa de lançar o tênis que amarra sozinho, vídeos falsos saíram sobre o hoverboard e a Universal fez um teaser de Tubarão 19, se esse oportunismo nos ensinou uma coisa é que as pessoas ainda se importam com De Volta Para o Futuro.

O diretor Robert Zemeckis foi só mais um a tentar imaginar o longinquío século XXI na época. Kubrick imaginou um espaço cheio de explosões, Ridley Scott um futuro industrial e sombrio, James Cameron um apocalipse das maquinas. Mas talvez Zemeckis tenha sido o que mais extrapolou, ele não tentou ser um profeta ou um crítico da sociedade, ele foi um criador, um sonhador, e sua imaginação criou um futuro incrível que talvez nunca aconteça, mas é legal imaginar pessoas andando em seus carros voadores com duas gravatas.


Mas... Será que o nosso futuro é chato se comparado ao de drones que passeiam com cachorros? Vi muitos falando que o nosso futuro é desapontador, mas pelo menos temos avanços científicos e medicinais inimagináveis para a época, sem contar os computadores que cabem nos nossos bolsos, podemos quase chegar a conclusão que aquele futuro é ultrapassado, os carros não voam, mas viajar de avião nem é mais algo de outro mundo.

Hoje a tecnologia é algo descomplicado e graças ao grande acesso de boa parte da população a internet estamos todos com muito mais acesso a informação e cultura, as coisas estão mais democráticas, e isso não era planejável alguns anos atrás. Estamos melhores. Se tem algo que o filme acertou foi que as pessoas não mudaram, mas agora elas têm voz com a internet, inclusive os idiotas, infelizmente.

Apesar de ser um futuro muito fantasioso ele tem seu fundo de realidade e conseguiu fazer o que queria, fez as pessoas refletirem em como seria o futuro, e isso é sempre bom, agora só falta vermos como Ridley Scott se saiu prevendo Los Angeles de 2019.

Queria escrever sobre esse dia de hoje de maneira original, espero ter conseguido.

Nenhum comentário:

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.