Header Ads

Posts recentes
recent

Carros 3 e Logan são praticamente o mesmo filme

Eu sei que o título cheira a clickbait mas calma. O que proponho com esse post é apenas situar alguns pontos em que as narrativas de Carros 3 e Logan que se encontram na abordagem de temas.


Como por exemplo o próprio argumento dos longas, em Carros 3 Relâmpago Mcqueen tinha um passado brilhante como corredor, criador de grandes feitos e herói para uma geração de futuros carros, mas agora sente ficar obsoleto, ele ainda quer fazer mas seu corpo simplesmente está ficando velho, e ele não consegue. Um dilema muito parecido com o de Logan, ele teve um passado heróico, mas está ficando cada vez mais velho e seu fator de cura simplesmente não tem a eficácia de dias passados. E isso os leva a uma jornada de auto descobrimento, mas antes eles conhecem suas crias.

Laura, a X-23, é literalmente filha de Logan, coisa que Cruz Ramirez não é de Relâmpago, mas aqui traço um paralelo. Laura só tem os poderes graças ao gene de Logan, e cresceu lendo as histórias do Wolverine e assim a criando sua identidade e transformando aquele herói de uniforme amarelo em sua inspiração, o mesmo acontece em Carros, Ramirez foi "criada" pelo Relâmpago no sentido de que, quando criança, assistia ele correndo e assim se inspirava, criando seu caráter e o sonho de ser uma corredora.

E quando estes dois se conhecem são levados a esta road trip para se auto descobrir, e enquanto Doc Hudson já está morto desde o filme anterior Xavier é assassinado no meio do filme, e a questão aqui é como ambos os filmes abordam isso, com aquele vazio da falta da figura paterna, o conselheiro sábio os deixa e eles precisam se tornar seus próprios mestres contra seus medos e anseios, o que poderia ser o fim. Mas não é. Logan se torna para Laura o que Xavier foi para ele, assim como Mcqueen se torna para Ramirez o que Doc foi. Assim os dois filmes criam uma troca de geração belíssima para representar o ciclo da vida. E agora o mais importante: o sacrifício final.

Relâmpago Mcqueen sacrifica sua carreira nas mãos de Ramirez para que ela continue seu legado, uma nova geração de corredores que não precisa da tecnologia, já que Ramirez aprendeu "a moda antiga". Logan entrega sua vida por uma nova geração de mutantes, que se inspirarão nele para o bem e continuarão o legado dos X-Men. Dois filmes excelentes.

Leia também: LOGAN

Um comentário:

  1. Excelente filme, para adultos e crianças. O êxito do filme se deve muito ao grande elenco que é bastante conhecido pelo seu grande trabalho. Em 2017 houve filmes de animação excelentes, mas meu preferido foi O Que Será de Nozes 2, você já viu? Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza. É um dos melhores filmes animados recentes, e muito interessante, sinto que história é boa, mas o que realmente faz a diferença é a participação de Jackie Chan neste filme, já que pela grande experiência que eles têm no meio da atuação fazem com que os seus trabalhos sejam impecáveis e sempre conseguem transmitir todas as suas emoções. Me manteve tensa todo o momento, cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção, vale muito à pena, é um dos melhores do seu gênero.

    ResponderExcluir

@ArturAlee #GeekDeVerdade. Tecnologia do Blogger.